Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

A linha do tempo de Luiz Gonzaga

$
0
0

Gonzagão 100 anos1912

Em 13 de dezembro, nasce Luiz Gonzaga do Nascimento, em Exu (PE). É o segundo dos nove filhos de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus.

1929

Apaixona-se por Nazinha, filha de um fazendeiro de Exu, que proíbe o namoro por Gonzaga ser um “mulato sem futuro”. Com uma faca, vai tomar satisfação com o coronel, que o deixa escapar por respeito à sua mãe. Após uma surra dos pais, foge de casa. Passa 15 dias no mato. Depois, vai para Fortaleza e Recife. Só voltaria a Exu 16 anos mais tarde.

1930

Sem emprego, sem formação, Gonzaga decide entrar para o Exército, às vésperas da Revolução de 30. Era um modo de ter comida, moradia e ainda ganhar dinheiro. Foi detido duas vezes. Uma quando perdeu uma bota do Exército. Outra quando saiu do quartel para comprar uma sanfona. Nunca deu um tiro.

1939

Dá baixa do Exército, quando servia em Juiz de Fora (MG). Vem para o Rio de Janeiro. Conhece o Mangue, onde começa a tocar. Encontra o músico Xavier Pinheiro, casado com a portuguesa Dina. Vai morar no morro de São Carlos, tranquilo reduto português.

1940

Luiz Gonzaga modifica o seu repertório, aconselhado por estudantes cearenses. Entre eles, estava o futuro ministro da Justiça Armando Falcão, de quem continuaria próximo. Gonzaga tira nota máxima no programa de Ary Barroso, na Rádio Tupi, executando a difícil “Vira e mexe”, de sua autoria.

1945

Gonzaga grava o 25º disco de sua carreira como sanfoneiro e o primeiro como cantor. Em 22 de setembro, nasce Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, que ele assume como filho do relacionamento com a cantora Odaléia Guedes. Conhece Humberto Teixeira, que se torna um de seus grandes parceiros.

1946

Volta à sua terra, Exu, após 16 anos ausente. Impressionado com a miséria, expõe a Humberto Teixeira o drama que viu. No ano seguinte, grava “Asa branca”. A partir de 47, Luiz Gonzaga adota o chapéu de couro semelhante ao usado por Lampião. Começa a namorar Helena das Neves Cavalcanti.

1948

No dia 16 de junho, casa-se com Helena no Rio de Janeiro, e os dois passam a morar, juntamente com a mãe dela, dona Marieta, no bairro do Cachambi. Três anos depois, ao dizer à mulher que era estéril, em razão de doenças venéreas contraídas na juventude, aceita adotar a menina Rosa Maria.

1951

Em maio, Luiz Gonzaga sofre um grave acidente de carro, junto com seus músicos: João André Gomes, apelidado Catamilho, da zabumba, e Zequinha, do triângulo. Sua recuperação comove o país.

1968

Carlos Imperial, apresentador de programas de rádio e televisão, espalha o boato de que os Beatles teriam gravado “Asa branca”. Luiz Gonzaga conhece a advogada Edelzuíta Rabelo numa festa junina em Caruaru. Começa ali um novo relacionamento.

1978

Morre mestre Januário, pai de Luiz Gonzaga. Foi com ele que o músico havia aprendido os primeiros acordes da sanfona. Era ele que consertava o instrumento. Gonzaga apresentou-se pela primeira vez ao substituir o pai numa festa.

1980

Canta para o papa João Paulo II em Fortaleza. Inicia, com Gonzaguinha, a turnê do show “Vida do viajante”, que percorre com sucesso várias cidades do país. É o momento de maior aproximação com o filho, que lhe dá o apelido pelo qual seria conhecido até o fim da vida: Gonzagão.

1989

Luiz Gonzaga grava seus últimos quatro álbuns. Em 6 de junho, numa cadeira de rodas, sobe ao palco pela última vez. Em 21 de junho, é internado no Hospital Santa Joana, em Recife. Morre, em 2 de agosto, aos 76 anos, em razão das complicações de um câncer.

2012

É celebrado em uma série de homenagens no ano de seu centenário, como a exposição “O imaginário do rei — visões sobre o universo de Luiz Gonzaga”, que passa por várias cidades; o musical “Gonzagão — A lenda”; e o filme “Gonzaga, de pai para filho” (ao lado).


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>