RIO - Dos pés à cabeça, até o último fio de cabelo, nenhum detalhe de Giovanna Antonelli passa despercebido pelos telespectadores. de “Em família". Como aconteceu em “Aquele beijo” (2011) e “Salve Jorge" (2012), os itens do figurino da atriz, a Clara da atual trama das 21h, estão mês sim, outro também, entre os mais pedidos na Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) da Globo. A popularidade do figurino se reflete nas ruas: bastou Giovanna aparecer em cena com um esmalte azul para que ele se tornasse alvo das manicures, a fim de satisfazer as clientes ávidas pela cor.
Cara e corpo por trás dos hits, a atriz adora palpitar e trazer ideias. Por isso, fica antenada “24 horas para o personagem atual e para os futuros”.
— Guardo boas referências de visual, de cabelo, de maquiagem. Tudo o que acho interessante ou diferente — ensina.
Na hora da composição, a atriz bate ponto ao lado da figurinista Marília Carneiro e sua equipe, com quem troca ideias diariamente.
— O que acho que é a cara da personagem eu fotografo e mostro. Mas quem decide é a equipe do figurino. Amo esse processo — empolga-se Giovanna.
O tal esmalte, por exemplo, foi a própria quem sugeriu, de acordo com a transformação pela qual Clara passou no decorrer dos capítulos.
— Desde o início, sabíamos que ela passaria por transformações à medida que entrasse no universo de Marina (Tainá Müller) — explica ela. — As unhas não tinham cor e, quando resolvemos introduzir, trouxe várias opções de cores. E apostamos no azul que é a cor mais quente (risos).
E por mais que o estilo de determinada personagem não tenha a ver com o seu pessoal, a atriz gosta de “bancar” o visual com o qual aparece na frente das câmeras. Caso da Helô, delegata perua que interpretou em “Salve Jorge", ano passado, e que se tornou inspiração instantânea para as apreciadoras do estilo.
— Tudo o que eu não usaria dela se tornou possível em todos os armários do Brasil, inclusive no meu, pelo conceito do figurino. Curto muito esse quebra-cabeça dos detalhes do personagem — afirma.
De Clara, que tem estilo “despojado, carioca e acessível a todas as mulheres”, Giovanna. conta que é fã dos bodies, brincos e escarpins.
— Nunca sabemos o que cairá no gosto do público. Mas procuro sempre os mínimos detalhes. Me ajuda a compor e traz uma identidade cada vez mais particular.