Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

'Joia rara' chega ao fim com emocionante discurso sobre a paz

$
0
0

RIO - Um comovente discurso sobre a paz, proferido por Pérola (agora Gloria Menezes), encerrou a novela “Joia rara”. Em uma conferência, a monja falou sobre a importância do sentimento enquanto imagens de líderes como Nelson Mandela e Dalai Lama apareciam na tela.

— Estamos aqui para falar da paz. Muitos seres estão sofrendo neste planeta por falta de paz. Ninguém fica em paz, nem quem sofre, nem quem causa a dor. A paz só existe no amor ao outro. E quem é o outro que devemos amar? Esses outros, meus amigos, somos nós mesmos. Nesta sala, cidade, país, planeta, galáxia, universo. Acreditem, tudo está interligado, somos todos uma teia, um corpo, num enorme tecido de vida. A ciência está chegando à conclusao de que as barreias fisicas que nos separam não existem, estamos todos juntos, somos todos uma coisa só. Devemos acredtiar que nosso pensamento negativo faz mal para o nosso vizinho. E que nosso sorriso aqui vai alegrar alguém do outro lado do mundo. A paz é uma decisão de cada um de nós, porque cada um tem dentro de si o amor, que é a verdadeira joia rara da vida.

E, como de praxe, o último capítulo teve casamentos, anúncios de gravidez e perdões emocionates, após 173 capítulos. Confira abaixo todos os desfechos:

O capítulo começa de onde parou ontem: com Pérola (Mel Maia) sendo socorrida por Sonan (Caio Blat). Ele chega com a menina à casa de Franz (Bruno Gagliasso) e Amélia (Bianca Bin) e todos comemoram.

“Mãe e pai, eu sabia que o Sonan ia me encontrar”

No hospital, Ernest (José de Abreu) ouve de Gertrude (Ana Lúcia Torre) uma revelação bombástica: a de que ela envenenou e matou Catarina (Mariana Mac Niven) pelo desejo de se tornar a próxima senhora Houser.

— A Catarina foi envenada aos poucos por mim. eu cuidava pessoalmente das refeições dela, e colocava veneno em seu lanches da tarde. um veneno muito poderoso. Se Catarina morresse, eu seria a próxima senhora Houser — confessa ela.

Ao ouvir a notícia, Franz fica atônito. E, junto com Mundo (Domingos Montagner) repassa a novidade para Tony (Thiago Lacerda), Hilda (Luiza Valdetaro), Viktor (Rafael Cardoso) e Silvia (Nathalia Dill). Enquanto isso, Sonan conta para Pérola sobre a morte de Manfred (Carmo Dalla Vecchia), e explica sobre a situação do avô no hospital

— Ele se machucou fazendo uma coisa linda. Ele tentou salvar, proteger o tio Manfred. Mas ele está muito ferido. O médico acha que dessa vez ele não vai conseguir resistir.

Ao saber da morte de Fátima, Mundo (Domingos Montagner) propõe que ele e Iolanda adotem Thiaguinho, agora orfão:

— Você é tão apegada a esse menino, ele está tão acostumado aqui em casa. E se a gente adotasse o Thiaguinho? — diz Mundo, retribuído com um abraço. — Tudo o que eu quero é ser feliz e fazer uma família contigo. A gente sempre quis ter filho.

Décio (Miguel Rômulo) é flagrado por Valter (Leopoldo Pacheco) com as joias roubadas e ouve um pedido inusitado do pai.

— Você divide essas joias comigo ou eu vou te denuciar.

Ao escutar o diálogo, Laura (Claudia Ohana) interrompe ameaçando chamar a polícia.

No hospital, Ernest recebe a visita de Dália (Tania Khallil):

— Se não fosse você eu não teria conhecido o amor entre um homem e uma mulher. Obrigado. Eu queria ficar com você para ver nosso filho melhor. Eu seria um pai muito melhor que fui com os outros.

Em seguida, recebe a emocionante visita dos filhos e de Pérola, que dá um adeus carinhoso ao avô:

— Eu sabia que o senhor era uma pessoa cheia de amor. E o senhor aprendeu a dar esse amor. Não só para mim, mas para todo mundo. Não precisa ter medo pois o senhor será guiado pelo amor. Nós vamos estar sempre juntos, vovô. Não existe distância quando existe amor — afirma, ao lado de Sonan.

O segundo bloco começou com casamentos: Primeiro o de Lola (Leticia Spiller) e Fabricio (Ricardo Pereira). Depois, o de Silvia (Nathalia Dill) e Viktor (Rafael Cardoso). Por fim, o de Lindinha (Cacau Protásio) com Etelvino (Glicerio do Rosário).

Um tempo se passa. Na sala, a família Houser é informada sobre o testamento de Ernest: ele deixa seus bens em partes iguais para os filhos e para Dália. Já Silvia, fica com a posse da joalheria.

— Espero que esses bens os ajudem a serem felizes, a fazerem as prórias escolhas e lutarem sempre pelos seus sonhos. Quero agradecer a Dália pelo carinho que me dedicou e pelo novo filho que me encheu de esperança e renovação..

O terceiro bloco começa no Cabaré Pacheco Leão, onde o clima é de animação. No camarim, Lola e Aurora (Mariana Ximenes) se empolgam com o retorno de Creotina (Luana Martau).

— Ao amor e à alegria — eles brindam.

Enquanto discursa, Arlindo (Marcos Caruso) é surpreendido pela presença de Santinha (Nicette Bruno) — a atriz voltou à novela após a morte do marido, Paulo Goulart.

— Pensou que ias ficar livre de mim?

Na continuação, Aurora e Lola fazem show juntos, cantando "Aquarela do Brasil", e embalam os casais presentes.

A novela chega a 2014. Gloria Menezes aparece como Pérola. Ela conversa com um editor, que pede que conte sua história no capitulo final de seu livro. Pérola relembra sua história e explica o final de vários personagens, enquanto cenas aparecem no vídeo.

Viktor fez fama como pintor. Silvia transformou a joalheria em uma referência no mercado. Tony abriu rede de supermercados e criou a Fundação Gaia. Hilda se tornou uma das cantoras mais queridas do país. Aurora abandou o cabaré após o terceiro filho com Davi (Leandro Lima) e Lola e Fabricio se mudaram para Portugal, onde ele se exilou após o golpe de 64.

Citado por ela, Francisco, filho de Sonan e Matilde (Fabiula Nascimento), se tornou cientista e uniu ciência e religião em um trabalho importante.

— E meus pais se amaram a vida inteira e me deram dois irmãos. Suas consciências deixaram seus corpos no mesmo dia.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>