Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Escritor Gabriel García Márquez é internado no México

$
0
0

CIDADE DO MÉXICO - O escritor colombiano Gabriel García Márquez foi hospitalizado na Cidade do México com uma infecção respiratória, informou seu filho Gonzalo García Barcha nesta quinta-feira, na saída do centro médico onde está o Prêmio Nobel de Literatura.

"Está consciente. Está bem. Teve uma pequena infecção há alguns dias e preferimos trazê-lo para o hospital porque é idoso", explicou García Barcha à imprensa. "Não é uma pneumonia, mas uma infecção bronquial. É uma coisa dos pulmões, por isso bronquial, mas está em tratamento e evolui muito bem", acrescentou.

O filho do Prêmio Nobel de Literatura 1982 ressaltou que seu pai foi hospitalizado na segunda-feira passada, mas que o caso não é uma emergência.

García Márquez está "reagindo muito bem" ao tratamento recebido. Pode receber alta, "possivelmente, na segunda ou na terça-feira", explicou seu filho, em declarações aos jornalistas que aguardavam fora do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, no sul da capital mexicana.

Um integrante da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde já havia informado à AFP que García Márquez estava internado na instituição.

O jornalista Joaquín López-Dóriga, apresentador do noticiário mais visto no México, indicou em sua conta no Twitter que conversou com a esposa do escritor, Mercedes Barcha, que disse que seu marido foi hospitalizado há dois dias "com uma leve gripe".

"'Gabo' não está em estado grave nem delicado. A gripe é leve, mas é preciso tratar, por causa da idade, 87. E nutrição é a melhor coisa", disse Barcha a López-Dóriga.

Vários veículos da imprensa mexicana indicaram que o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 sofria de pneumonia.

A última aparição em público de García Márquez foi em 6 de março, quando saiu de sua casa no sul da Cidade do México para conversar com jornalistas por ocasião de seu aniversário. O autor de "Cem anos de solidão" mostrou-se sorridente, recebeu presentes e tirou fotos, mas não falou com os jornalistas. Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por motivos de saúde.

García Marquez é um dos literatos mais famosos, prolíficos e queridos da América Latina, à qual descreveu com uma pluma singular que mesclou o cotidiano com o irreal. Em 1982, ele se somou à lista dos latino-americanos premiados com o Nobel de Literatura, ao lado dos chilenos Gabriela Mistral e Pablo Neruda e do guatemalteco Miguel Angel Asturias.

Sua obra mais conhecida, "Cem anos de solidão", é considerada uma das mais representativas do gênero do realismo mágico e vendeu dezenas de milhões de exemplares no mundo inteiro. Outros de seus livros famosos são os romances "La hojarasca", "Niguém escreve ao coronel", "La mala hora" e "Os funerais da mamãe grande".


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>