RIO — Durante o "Late Show" desta quinta-feira, David Letterman anunciou que, após 20 anos no ar pela rede CBS, vai se aposentar do cargo de apresentador em 2015, quando termina o seu contrato atual (veja acima). Antes, o baixista do REM, Mike Mills, um dos convidados que participaram da gravação do programa, já tinha adiantado a surpreendente notícia pelo Twitter. "Dave acabou de anunciar a aposentadoria", escreveu o músico.
Letterman disse à plateia: "Eu e o dono dessa rede, Leslie Moonves, nos conhecemos há muitos anos, e já tivemos essa conversa no passado. Nós concordamos que lidaríamos juntos com essa circunstância. Eu liguei para ele um pouco antes do programa, e disse: 'Leslie, foi ótimo, você tem sido ótimo, e a rede tem sido ótima, mas estou me aposentando".
Recentemente, Letterman ultrapassou Johnny Carson e se tornou o apresentador há mais tempo no comando de um talk-show, um popular formato na televisão americana. Ele também ficou 11 anos na rede NBC.
A saída de Letterman do talk-show é uma das várias movimentações que dominaram a área nos últimos tempos. No começo deste ano, Jimmy Fallon substituou Jay Leno na apresentação do "The Tonight Show". Seth Meyers, por sua vez, ocupou o cargo de Fallon no "Late Night" no fim de fevereiro, deixando o seu papel no "Saturday Night Live", da NBC.
Nos últimos tempos, a audiência de Letterman ficou atrás da de Fallon e Kimmel, que têm apostado em atrações com mais apelo na internet.