Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

‘Cortinas fechadas’, o novo filme clandestino do iraniano Jafar Panahi, estreia primeiro no Brasil

$
0
0

RIO — O público brasileiro será o primeiro a conferir “Cortinas fechadas” (“Pardé”, no título original), o mais recente filme do diretor iraniano Jafar Panahi, mantido em prisão domiciliar deste 2011, sob a acusão de fazer propaganda contra o governo de seu país. Codirigido por Kamboziya Partovi, amigo de longa data e colaborador do cineasta, o longa-metragem, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira (10), teria sido feito na clandestinidade, longe dos olhos das autoridades iranianas. O filme teve sua estreia mundial no Festival de Berlim de 2013, de onde saiu com o Urso de Prata de melhor roteiro.

Em seu trabalho anterior, o documentário de “Isto não é um filme”, exibido no Festival de Cannes de 2011, também feito em segredo, com a ajuda do diretor Mojtaba Mirtahmasb, Panahi aparece o tempo todo dentro de seu apartamento em Teerã, preparando um próximo projeto. Em “Cortinas fechadas”, o diretor surge novamente como personagem de sua própria trama, agora ambientada no interior de uma casa de praia, no mar Cáspio, e interagindo com outros tipos de indivíduos perseguidos pelo regime do islã.

No filme, um escritor (o próprio Partovi), seu cachorro e uma jovem perseguida pela polícia (por um delito não muito claro) se vêem coabitando uma vila à beira mar, escondidos do mundo por trancas e cortinas negras nas janelas. Eis que Panahi entra em cena, confundindo realidade, ficção e personagens de sua filmografia.

– Para Panahi, mais difícil do que ser proibido de fazer filmes é não poder trabalhar como diretor, exercitar a sua criativadade. Especialmente para alguém como ele, que estava no melhor de sua carreira, é uma situação muito deprimente. Para ele, burlar as leis e continuar trabalhando é melhor do que ficar sentado em casa – contou Partovi, durante o Festival de Berlim.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>