RIO — A Record segue investindo em minisséries bíblicas. Estreia quarta, às 21h35, a quinta aposta da emissora: “Milagres de Jesus", com cenas gravadas no Paraná e no Piauí. Desta vez, cada um dos 18 episódios tem começo, meio e fim.
— Cada milagre é abordado em um telefilme completo, sem deixar de existir a ligação temática entre todos os episódios. Cada capítulo narra uma história diferente. A ligação entre eles é que Jesus e seus discípulos estão em todas as histórias da série, que será semanal — explica o diretor-geral da atração, João Camargo.
O primeiro episódio da série, “A pesca maravilhosa”, conta como o pescador Simão (Caio Junqueira) passou a se chamar Pedro, ao se tornar discípulo de Jesus. A história mostra que Simão só começou a crer que Jesus era o Messias após o ver pregando para uma multidão na praça. As provas dadas antes, como a cura da sogra do pescador, Tamar (Valéria Alencar), não o haviam convencido.
— A ideia é mostrar o milagre do ponto de vista de quem o recebeu, quem foram essas pessoas. Peguei o enfoque de Pedro. Fui pesquisar aquela época do Antigo Testamento. Precisava focar na época que Jesus vivia, como eram os costumes no período, a influência dos romanos sobre os judeus, o que eles esperavam do novo Messias — conta Vivian de Oliveira, autora do primeiro episódio e uma das supervisoras do projeto.
Caio, que também integrou o elenco de “José do Egito” (2013), diz ter pesquisado muito para viver Pedro.
— Já tinha tido uma boa imersão nesse universo, mas quis estudar a Bíblia. As emoções são humanas, minha interpretação é o que o João pediu, a humanização dos personagens, mais a verdade dos sentimentos do que a parte épica ou mística.
Os outros 17 episódios têm no elenco nomes como Milhem Cortaz, Floriano Peixoto, Gracindo Júnior, Jonas Bloch, Roberto Bomtempo, Thierry Figueira e Rafaela Mandelli.