RIO - O filme "Ela", do diretor Spike Jonze, foi escolhido como o melhor do ano pelo National Board of Review - prêmio concedido por críticos e acadêmicos do cinema norte-americano. Além da indicação principal, o longa também rendeu a Jonze o título de melhor diretor de 2013. As indicações, que são uma espécie de aquecimento para o Oscar, foram feitas nesta quarta-feira.
"Ela" já havia se destacado no Festival de Roma ao coroar a atuação de Scarlett Johansson como melhor atriz no papel de Samantha, um sistema operacional avançado. A participação da atriz, apenas com sua voz, gerou grande repercussão nas últimas semanas. O Globo de Ouro não já anunciou que considera a performance na produção inelegível para a premiação.
Nas indicações individuais, Bruce Dern, de "Nebraska", e Emma Thompson, de "Walt nos bastidores de Mary Poppins", levaram as premiações de melhor ator e melhor atriz. "Nebraska" também deu a Will Forte o título de melhor ator coadjuvante. Octavia Spencer é a melhor atriz coadjuvante do ano por "Fruitvale Station: A Última Parada".
Nesta terça-feira, o New York Film Critics Circle deu a "Trapaça" o prêmio de melhor filme do ano. O longa de David O. Russell ("O lado bom da vida"), sobre a história de um casal de trambiqueiros que se vê obrigado a colaborar com um agente do FBI, venceu, também, nas categorias de melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante, para Jennifer Lawrence.
Veja lista completa da premiação do "National Board of Review":
Melhor filme: "Ela"
Melhor diretor: Spike Jonze ('Ela")
Melhor ator: Bruce Dern ("Nebraska")
Melhor atriz: Emma Thompson ("Walt nos bastidores de Mary Poppins"
Melhor ator coadjuvante: Will Forte ("Nebraska")
Melhor atriz coadjuvante: Octavia Spencer ("Fruitvale Station: A Última Parada")
Melhor roteiro original: Joel and Ethan Coen ("Inside Llewyn Davis")
Melhor roteiro adaptado: Terence Winter ("O Lobo de Wall Street")
Melhor animação: "O vento está soprando"
Ator revelação: Michael B. Jordan ("Fruitvale Station: A Última Parada")
Atriz revelação: Adele Exarchopoulos ("Azul é a Cor Mais Quente")
Diretor revelação: Ryan Coogler ("Fruitvale Station: A Última Parada")
Melhor filme de língua estrangeira: "The Past"
Melhor documentário: "Stories We Tell"
Melhor inovação criativa: "Gravidade"