Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Cantor italiano Jimmy Fontana, autor de ‘Il mondo’, morre aos 78 anos

$
0
0

MADRI — Ele cantou "o mundo não parou por um momento". E o seu mundo, no entanto, foi interrompido na noite desta quarta-feira, em sua casa em Roma. Jimmy Fontana, conhecido sobretudo pela canção "Il mondo" (veja acima), morreu aos 78 anos, após enfrentar uma longa doença, segundo a imprensa italiana.

Nascido em Camerino, em 1934, Enrico Sbriccoli (seu nome verdadeiro) deu os primeiros passos na música através do jazz. Autodidata no baixo, mudou-se para Roma para estudar na universidade, e, desde muito jovem, começou a colaborar com várias orquestras de jazz da capital. Ali escolheu o nome que o faria famoso para sempre: Jimmy, em homenagem ao saxofonista Jimmy Giuffre; e Fontana, dizem, olhando aleatoriamente as páginas amarelas.

Mas é com a música popular e nos anos 1960 que Fontana - ou Sbriccoli - encaminhou-se para o caminho do sucesso. Em 1961, estreou no festival de Sanremo, com "Lady Luna", em dueto com Miranda Martino. Quatro anos depois, lançou sua obra mais famosa e traduzida, "Il mondo", que ele mesmo gravou em espanhol ("El mundo") e catalão ("El món"). Em 1967, o álbum "La mia serenata" foi eleito o disco do verão na Itália, e em 1970 voltou a saborear a vitória com "L’amore è bello".

Tempo depois, o artista foi para Macerata se dedicar à gestão de um bar. Mas não abandonou a música. Seguiu compondo até voltar a Sanremo em 1982, e, depois, em 1994, em uma de suas últimas aparições.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>