Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Morre aos 99 anos Gilbert Taylor, diretor de fotografia de ‘Star Wars’ e ‘Dr. Fantástico’

$
0
0

RIO - O diretor de fotografia britânico Gilbert Taylor morreu, nesta sexta-feira, aos 99 anos, na ilha inglesa de Wight. Ele trabalhou em filmes célebres, como a primeira versão de “Star Wars”, “A Profecia” e "Dr. Fantástico".

De acordo com Dee Taylor, roteirista e esposa do fotógrafo, ele faleceu em casa, ao lado de sua família. O casal se conheceu em 1963, durante as gravações do filme “The Punch and Judy Man”, e se casou quatro anos depois. Dee, que é 23 anos mais jovem que Gilbert, disse à BBC que irá lembrar sempre de seu marido como um “homem maravilhoso, gentil e terrivelmente talentoso em todos os aspectos”.

Nascido no condado de Hertfordshire, em 1914, Taylor entrou no mercado cinematográfico em 1929, como assistente de câmera em um estúdio londrino. Além de outros filmes renomados, ele também trabalhou em “A Hard Day’s Night”, dos Beatles, “Frenesi”, de Alfred Hitchcock, e em dois longas de Roman Polanski, "Repulsa ao Sexo"e "Armadilha do Destino".

Mas, para muitos, o trabalho mais marcante da carreira do diretor de fotografia foi o primeiro filme da série “Star Wars”, de 1977, ao lado do diretor George Lucas.

“George evitou contato comigo em todos os encontros, desde o primeiro dia”, disse Taylor uma vez à revista americana Cinematographer Magazine. “Então, eu li o roteiro inúmeras vezes e tomei sozinho as decisões de como faria a fotografia”.

Sua trajetória não se resumiu somente ao cinema, ele também fez trabalhos para a televisão, em episódios das séries “Os Vingadores” e “The Baron”. E ainda passou seis anos na Royal Air Force (Força Aérea Britânica), para filmar ataques noturnos à Alemanha, sob o comando de Winston Churchill.

Taylor foi um dos fundadores da Sociedade Britânica de Diretores de Fotografia, que deu a ele um prêmio por sua obra em 2001. O último filme de sua carreira foi “Don't Get Me Started / Psychotherapy”, de 1994. Depois disso, o fotógrafo trabalhou em alguns comerciais e passou a dedicar seu tempo a uma nova atividade: a pintura.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>