RIO — Aos 36 anos, Luana Piovani já é praticamente uma veterana na TV. Mas o entusiasmo é de iniciante para um nova estreia, no próximo dia 2, na “Dança dos famosos”, que apresenta neste domingo a ala masculina em ação. A atriz dança desde os 4 anos e só interrompeu as aulas de balé clássico durante a gravidez de seu filho, Dom, hoje com 1 ano e 2 meses.
— Eu tenho uma ligação de amor com a dança. É muito bom sair de casa para aprender a dançar, gente. Estou muito entusiasmada — diz.
Luana, que saiu do ar há poucas semanas — estava em “Guerra dos sexos”, e praticamente emenda a novela com o quadro do “Domingão do Faustão” — diz não ser competitiva, mas quer chegar até a final. Se não ganhar a disputa, a atriz, que mede 1,78m e pesa 66 kg, conta que quer pelo menos “secar alguns quilinhos”:
— Mulher sempre quer perder dois, três quilinhos. Se eu perdesse esses malditos que estou há 20 anos tentando perder, eu ficaria muito satisfeita. Mas acho que a “Dança dos Famosos” vai resolver isso para mim.
A atriz está prestes a completar 20 anos de carreira na televisão — estreou em junho de 1993, aos 16 anos, na minissérie “Sex appeal”, da Globo. Na obra, ela interpretava o papel denso, da protagonista Angel, e acredita que, na época, fez o melhor que podia.
— Se eu pudesse voltar (no tempo) teria pedido ajuda. Mas eu era muito nova, e eu sou superconsciente de que eu fiz o que poderia ter feito naquela época, com o que eu tinha. Mas hoje, com um pouco mais de consciência, eu teria pedido ajuda. Teria pedido um coach (treinador de atores), porque era uma personagem muito difícil. Ela tinha sofrido uma tentativa de abuso do padrasto; era dopada pela mãe, a mãe enchia a menina de pílula. Então era difícil para mim. Era um personagem bem complexo, e eu não sabia do que se tratava o trabalho de interpretar, o ofício do ator. Mas era o que eu podia ter dado, era o que eu tinha para o momento.
Luana diz que, nestes anos de carreira, conseguiu "fazer o que queria":
— Foram 20 anos bem preenchidos. Consegui fazer o que eu queria, que era conhecer e desbravar coisas. Os homens, eu dei uma usufruída. As pessoas, umas me fizeram bem; outras me ensinaram mais, outras menos. Mas acho que foi tudo válido, porque hoje só sou quem eu sou porque passei por tudo isso — diz Luana, que abandonou o Twitter depois de uma polêmica envolvendo torcedores do Corinthians: — Não é um meio que eu consiga lidar. Perdi, vou tirar o meu time de campo.