Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Abertura de ‘Amor à vida’ foi feita por animador de ‘Os vingadores’

$
0
0

RIO — Quando “Amor à vida” estreou, na última segunda-feira (20), muita gente achou que a abertura da novela de Walcyr Carrasco, com direção-geral de Mauro Mendonça Filho e de núcleo de Wolf Maya, fosse um plágio de “Thought of you”, animação de Ryan Woodward que tem 3,5 milhões de visualizações no YouTube. Mas foi o próprio animador de sucessos como “Os Vingadores” e o segundo e o terceiro filmes da franquia “Homem-aranha” quem criou a apresentação do folhetim, a convite da equipe de videografismo da Comunicação da Globo.

— Eles disseram que gostaram do meu trabalho em “Thought of you”, e que gostariam de saber se eu poderia criar a animação dessa abertura, seguindo o conceito de uma história de amor que acontece em São Paulo. Tive uma breve conversa muito bem-humorada com o diretor Wolf Maya e estudei todas as informações que me enviaram sobre a novela — explica o animador americano, de 41 anos.

Até o convite para o projeto, Woodward nunca havia assistido a um folhetim brasileiro. No entanto, conta que, durante o processo de criação, rapidamente percebeu que as novelas daqui são “muito mais impressionantes e populares” que as dos Estados Unidos.

Apesar do resultado, o animador lamenta o prazo apertado — de apenas um mês — para concluir o trabalho. Caso contrário, ele afirma, poderia ter desenvolvido as “ideias fantásticas” que surgiram para o projeto. Mas, ainda assim, se diz impressionado com o produto final:

— Passamos uma semana trabalhando com os bailarinos (Michael Milkanin e Sarah Russo) e com o coreógrafo (Kori Wakamatsu). Em seguida, foram necessárias três semanas para realizar a animação. Dediquei cada segundo do meu tempo para fazer o trabalho da melhor forma possível em um mês. Ficamos seis dias no Brasil, entre São Paulo e Rio de Janeiro. Até agora, o retorno do público tem sido bastante positivo! Estou muito feliz em ver que as pessoas gostaram do trabalho. Estava ansioso imaginando como seria a recepção, como receberiam as imagens.

Após pensar na coreografia e filmar os dançarinos, Woodward produziu cerca de quatro mil desenhos que, juntos, renderam pouco mais de um minuto de animação. O filme explora os encontros e desencontros de dois amantes que ora são pessoas, ora se transformam em pássaros. Ao fundo, são mostradas imagens de pontos turísticos de São Paulo — como a Ponte Estaiada, a Avenida Paulista, o estádio do Pacaembu e o Edifício Copan — para ambientar o telespectador na cidade onde a trama se passa.

Woodward destaca que o trabalho para a televisão, o primeiro dele no Brasil, é mais autoral e tem muito mais a sua cara que as animações que ele costuma fazer para os blockbusters de Hollywood.

— Trabalhar em filmes é ótimo, mas nesses projetos meu trabalho é uma pequena parte de uma produção gigantesca. Gostei muito de toda a liberdade criativa que eu tive no processo. Fiquei muito impressionado com o resultado. Meus trabalhos costumam passar por mudanças consideráveis depois que entrego, mas desta vez ele está bem fiel à minha animação — comemora ele, que também tem no currículo as animações dos filmes “Branca de Neve e o caçador”, “Homem de ferro 2” e “Capitão América 2”.

De volta aos Estados Unidos, Woodward já se prepara para trabalhar em dois novos filmes — ele diz que não pode revelar os nomes dos projetos. No Brasil, no entanto, o artista avisa que não tem “nada previsto para realizar nos próximos tempos”

Apesar de o público estar acostumado a ver o austríaco Hans Donner assinar a maioria das aberturas dos programas e novelas da Globo, não é a primeira vez que a emissora convida alguém de fora para o trabalho. Em “Estrela guia”, por exemplo, a ilustração de abertura foi feita pelo também americano Daniel Brian Holeman, artista que desenvolve um trabalho ligado à espiritualidade e ao esoterismo, temas abordados na novela de 2001. Artistas brasileiros também já contribuíram em outras produções, como Sergio Cesar em “Duas caras” (2007), “Manassés em “Cabocla” (2004), Vick Muniz em “Passione” (2010), e Mello Menezes em “Gabriela” (2012).

Para ritmar as imagens da animação, a direção da novela escolheu uma releitura que o cantor Daniel fez para a canção “Maravida”, música originalmente gravada por Gonzaguinha — o sertanejo é um dos jurados do reality musical “The voice Brasil”. No entanto, a escolha musical não vem agradando a uma parcela do público que vem comentando a trama nas redes sociais.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716