RIO - O Festival de Cannes divulgou os filmes que vão disputar a Palma de Ouro de curta-metragem. Não há nenhuma produção latino-americana entre as selecionadas. Os nove indicados são "Bishtar az do saat" (Irã), "Condom lead" (Palestina/Jordânia), Hvalfjordur" (Islândia/Dinamarca), "Inseki to impotence" (Japão), "Mont blanc" (Bélgica), "Olena" (Polônia), "Ophelia" (França), "Safe" (Coreia do Sul) e "37°4 S" (França).
É a primeira vez que a Palestina entra nessa competição.
A organização recebeu, neste ano, 3,5 mil curtas de mais de 130 países. O vencedor será escolhido pelo júri presidido pela cineasta neozelandesa Jane Campion na Ceriômina de Encerramento, em 26 de maio.
O festival também anunciou que 18 curtas e médias-metragens vão participar da Cinéfondation, seleção que reúne obras de escolas e universidades ao redor do mundo. O Chile faz a sua estreia na lista com "Asunción", da Pontifícia Universidade Católica.
A mostra cinematográfica na cidade francesa será inaugurada no dia 15 de maio com a exibição de "O grande Gatsby", musical de Baz Luhrmann protagonizado por Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan. A lista final dos filmes será anunciada no dia 18 de abril.