TORONTO - Gillian Anderson não estava autorizada a falar quase nada sobre a doutora Bedelia DuMaurier, personagem que interpreta nos episódios 8, 12 e 13 da primeira temporada de “Hannibal”. Sabe-se apenas que sua função na trama é das mais importantes: a eterna Dana Scully de “Arquivo X” será a terapeuta do psicopata. Mesmo sem entregar muita coisa, a atriz deixa escapar detalhes da história.
— O que sabemos é que ela já está aposentada, mas Hannibal não aceita isso. Então, ele é atualmente o único paciente dela. Por uma série de motivos, ela é meio protetora em relação a ele — explica a atriz.
A participação marca o retorno de Gillian à TV americana, já que, nos últimos anos, ela tem trabalhado em minisséries inglesas. Um dos motivos que a atraiu para a produção, segundo a atriz, foi fechar uma espécie de ciclo de personagens:
— “Arquivo X” começou um pouco depois que “O silêncio dos inocentes” foi lançado. E eu fiquei sabendo que Scully teve alguma influência da personagem de Jodie Foster no filme. Então, de alguma forma, tenho essa sensação (de desfecho) — diz.
Fazendo terapia desde os 14 anos (ela tem 44), Gillian diz não ter precisado de muita pesquisa para criar a personagem. A boa notícia é que há grandes chances de continuarmos vendo a atriz em cena caso a série seja renovada para um segundo ano:
— Eu não morro no final da temporada. Então é bastante possível que eu volte na segunda.