Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Morre o pintor franco-chinês Zao Wou-Ki, aos 93 anos

$
0
0

RIO - O pintor franco-chinês Zao Wou-Ki, um dos mestres da abstração lírica, morreu na Suíça aos 93 anos, disse um dos advogados de sua esposa, Marc Bonnant.

O pintor, que sofria de Alzheimer, havia sido hospitalizado duas vezes desde o final de março, explicou o advogado de seu filho Jia-Ling Zhao, Jean-Philippe Hugot, que confirmou a morte.

Os filhos do artista estavam enfrentando uma briga judicial com a esposa de Zao Wou-Ki, e a acusavam de ter tirado o pintor da Fnraça, contra a sua vontade, no outono de 2011, na visão deles para se beneficiar de sua obra.

Descendente de uma antiga dinastia chinesa de músicos, o pintor nasceu em 1921, ocupava um lugar privilegiado na cena artística internacional. Sua obra está exposta em instituições importantes de Paris, Nova York, Londres... Estudou pintura tradicional na Escola de Belas Artes de Hangzhou, onde também foi professor mais tarde. Em 1948 se mudou para Paris, onde se tornou amigo do escritor Henri Micheaux e dos pintores mais famosos da época: Miró, Picasso, Giacometti, Vieira da Silva, entre outros. Obteve nacionalidade francesa em 1964.

Começou a pintar sob inspiração de Picasso e Matisse, mas desde 1954 foca em uma abstração lírica de grande sutileza, onde encontrou a forma de conciliar sua cultura de origem e a criação própria da arte ocidental. Suas pinturas alcançam preços milionários em leilões.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>