Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Festival reunirá livros e advogados em São Paulo

$
0
0

RIO - A fama de escrever mal dos advogados só pode ser injusta. Basta ver a lista de autores vindos do direito: ela começa no poeta romano Cícero, passa por nomes como o autor tcheco Franz Kafka e chega a clássicos brasileiros como Rubem Fonseca e Ariano Suassuna. Inspirado neles, um novo festival literário, anunciado nesta terça, usa a relação entre o mundo jurídico e a literatura como pano de fundo: o Pauliceia Literária 2013, de 19 a 22 de setembro.

Cada edição do evento vai homenagear um autor, cuja obra será tema de várias mesas. Na estreia, o nome é Patrícia Melo, que, além de escrever romances policiais, é a discípula de mais sucesso de um dos mestres nacionais do gênero: o mineiro Rubem Fonseca. O estilo é um dos que mais atraem leitores, mesmo os que não têm nenhuma ligação com o direito.

— O romance noir é a tragédia do nosso tempo. É lá que vemos a realidade social do Brasil. Sua grande qualidade é mostrar o ser humano em situações-limite. Se na realidade somos obcecados por dever, lealdade e piedade, na ficção o que nos fascina é ver nossa crueldade, incivilidade e incapacidade de perdão. O que é terrível de se ver na realidade pode ser uma adorável obra de arte — diz Patrícia.

A ideia da Pauliceia Literária 2013 é despertar o interesse do público — em particular advogados e estudantes de Direito — pela literatura brasileira e estrangeira. Os temas jurídicos já estão no nome das mesas: “Advogado do diabo”, “Shakespeare e a lei” e “Advogado, profissão: escritor”. Outra delas vai homenagear Lygia Fagundes Telles, umas das primeiras mulheres reconhecidas por se aventurar na advocacia. A mesa “Pauliceia estilhaçada” vai falar de livros que têm a cidade de São Paulo como cenário.

Grupos de leitura em maio

O festival é em setembro, mas o trabalho já começa em maio, com grupos semanais de leitura na sede da AASP e em livrarias da capital paulista. Durante o evento, oficinas literárias serão ministradas por autores como a própria Patrícia Melo (voltada para advogados) e o britânico Richard Skinner, aberta para o público.

Outros autores já confirmaram presença, como o mexicano Juan Pablo Villalobos, o português Valter Hugo Mãe e o francês Philippe Claudel. Entre os brasileiros estão Michel Laub, Laurentino Gomes e Tony Bellotto. A programação completa será divulgada na primeira semana de agosto. Até lá, os interessados poderão ter notícias dos grupos de leitura no site www.pauliceialiteraria.com.br. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 19 de agosto, no portal e na sede da AASP, em São Paulo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>