Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Psy se desculpa por canção antiamericana

$
0
0

RIO - Antes de emplacar a famigerada dança do cavalo mundo afora, Psy cantou uma música de ódio ao Estados Unidos. Após a letra de "Dear American", do grupo N.E.X.T., se tornar conhecida pelos americanos, no fim da semana passada, o cantor de "Gangnam style" emitiu um pedido de desculpas. Alguns do versos instigam a tortura de soldados americanos e suas famílias: “matem os malditos ianques que ordenaram a tortura/Matem suas filhas, mães, noras e pais/matem todos lenta e dolorosamente”.

"Com orgulho de ser um sul-coreano foi educado nos Estados Unidos e viveu lá por uma parte significante da vida, eu entendo os sacrifícios que os militares americanos fizeram para proteger a paz e a democracia no meu país e ao redor do mundo", disse Psy.

Em 2002, o músico coreano participou de dois shows anti-EUA, após duas garotas coreanas serem atropeladas por um veículo do exército americano, gerando meses de protestos contra o governo de George W. Bush. Na ocasião, Psy destruiu uma réplica de tanque militar no palco.

"A música - de oito anos atrás - foi parte de uma reação muito emocionada à Guerra do Iraque e ao assassinato de duas civis coreanas inocentes, que se juntou ao sentimento de antiguerra dividido por muitos ao redor do mundo naquela época", justificou-se.

"Tive a honra de tocar para soldados americanos nos últimos meses - inclusive apareci no programa de Jay Leno gravado especialmente para eles - e espero que eles e todos os americanos aceitem minhas desculpas. Mesmo que seja importante expressar nossas opiniões, me arrependo profundamente do tom incendiário e da linguagem inapropriada que usei. Na minha música, tento dar às pessoas a libertação, um motivo para sorrir", completou o músico.

A descoberta da canção pode manchar a imagem de Psy, cujo clipe de "Gangnam style" já teve mais de 850 milhões de visualizações no YouTube. Um abaixo-assinado online pede para que o cantor seja retirado da escalação de um show natalino em Washington, com a presença do presidente Barack Obama e sua família. O canal TNT, no entanto, avisou que pretende manter o evento "como o planejado".

As informações são da "NME".


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>