RIO - O filme "O lado bom da vida" foi o grande vencedor do Spirit Awards 2013, que ocorreu na noite de sábado, véspera do Oscar, em Santa Mônica, na Califórnia. A comédia romântica levou as estatuetas de melhor filme, diretor, roteiro e atriz, para Jennifer Lawrence, também indicada ao Oscar. David O. Russell foi premiado como melhor diretor e roteirista.
A comédia romântica conta a história de Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper), que perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses. Ao sair, Pat passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve. Entretanto, seu novo plano muda quando ele conhece Tiffany, interpretada por Jennifer Lawrence.
Depois de levar o Globo de Ouro e o prêmio César de cinema francês, “Amor” ganhou o Spirit na categoria de melhor filme internacional. Ele também concorre com o filme no Oscar em melhor filme estrangeiro, além de roteiro original, diretor, atriz e melhor filme.
Confira a lista de vencedores:
Filme: "O lado bom da vida"
Diretor: David O. Russell, por "O lado bom da vida"
Atriz: Jennifer Lawrence, "O lado bom da vida"
Ator: Jonh Hawkes, "As sessões"
Roteiro: David O. Russell, por "O lado bom da vida"
Atriz em papel coadjuvante: Helen Hunt, "As sessões"
Ator em papel coadjuvante: Matthew McConaughey, “Magic Mike”
Filme de diretor estreante: "As vantagens de ser invisível", de Stephen Chbosky
Filme de roteirista estreante: Derek Connolly, por “Safety Not Guaranteed”
Fotografia: Ben Richardson, por “Indomável Sonhadora”
Documentário: "The Invisible War", de Kirby Dick, Tanner King Barklow, Amy Ziering
Filme estrangeiro: "Amor"
Prêmio John Cassavetes: “Middle of Nowhere”