RIO - Steven Frayne tinha apenas 7 anos quando aprendeu com o avô um importante truque de mágica: parecer 10 vezes mais pesado para que as pessoas não conseguissem levantá-lo do chão, por mais que tentassem. A lição, ele conta, veio num momento pertinente. De aparência franzina, o garoto era constantemente alvo de bullying no colégio, vítima de dois irmãos que adoravam colocá-lo num cesto de lixo e deixá-lo rolar por uma ladeira
— A mágica foi a única coisa que fez as pessoas pararem de me atazanar — relembra o mágico, hoje mundialmente conhecido sob a alcunha de Dynamo e estrela do programa “Dynamo: Mágica impossível”, no ar às sextas, às 22h, no TLC. — Isso é minha paixão, meu legado, tudo o que sou.
Na atração, o ilusionista britânico de 30 anos, nascido em Bradford, mostra o que mais gosta de fazer: surpreender anônimos e famosos.
— Gosto de entreter, olhar para as pessoas e ver a reação delas com o que fiz — explica ele, por telefone.
Seus números vão desde transformar bilhetes de loteria em notas de dinheiro a andar pelas águas do rio Tâmisa, em Londres — um feito que levou 15 anos para ser realizado:
— É uma ideia que tinha desde criança. E, se eu fizesse isso, teria que ser no rio mais famoso de Londres. Foi louco porque quando pus o primeiro pé na água havia apenas 20 pessoas me olhando, e quando cheguei no meio do trajeto, eram 2 mil. Ainda passou um barco por mim, e lembro que alguém pediu que eu fizesse o moonwalk (passo de dança popularizado por Michael Jackson). Imagina
Apesar de publicar vídeos no YouTube desde 2005, foi a “travessura” que o fez ganhar fama mundial. Mas Dynamo garante: não deseja, por exemplo, acertar os números da loteria. Quer apenas deixar o dia de seus espectadores mais divertido.
— Estar apto a realizar meus truques ao redor do mundo é uma grande ambição. Gosto de fazer as pessoas rirem, quero que elas se esqueçam de seus problemas — garante.
Dynamo diz que seus câmeras não fazem ideia do que vem pela frente. E, muitas vezes, nem ele está ciente do que vai acontecer. Seu trabalho, ele ressalta, é na base da improvisação. E, por conta disso, ele nem ensaia.
— Nunca dei vexame porque sempre improviso, vejo o que tenho à disposição e sigo em frente — revela.
A magia de Dynamo vem conquistando não só anônimos. Chris Martin, do Coldplay, declarou ser fã. Pelo Twitter, o mágico já adivinhou qual carta do baralho o rapper Snoop Dogg — que, claro, não estava a seu lado — tinha nas mãos. Dynamo diz que adoraria mostrar suas habilidades para outro rapper, Eminem.
— Sou fã de suas músicas e o acho um cara interessante.
Quando não está executando suas mágicas, Dynamo conta que gosta mesmo é de ficar com a namorada. Voltar ao Brasil, onde esteve em 2012, também está em seus planos.
— Fiz mágica nas comunidades, fui à praia de Ipanema. Quero voltar para aproveitar — diz o ilusionista.