Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Livro ‘Masters of sex’ conta as origens da dupla que inspirou a série de TV

$
0
0

RIO - Autor da biografia que serve de base para “Masters of sex”, Thomas Maier não só atua como consultor e produtor da série indicada ao Globo de Ouro como carrega como missão a difusão da história do Dr. William Masters e de sua assistente Virginia Johnson, que, juntos, revolucionaram os estudos sobre a sexualidade na década de 1960. Lançado nos Estados Unidos em 2009, o livro, também “Masters of sex”, chega agora ao Brasil pela editora Leya, antecipando a estreia da segunda temporada do programa de TV, em julho, na HBO.

A demora para que uma trajetória tão hollywoodiana chegasse às telas veio do próprio cuidado dos principais personagens envolvidos, que sabiam dos riscos de suas transgressões. Por mais suculenta que fosse a história de um médico e pesquisador que driblou as regras da universidade em que trabalhava e as convenções da época para conduzir estudos sexuais observando o comportamento de casais durante o ato. E por mais emocionante que fosse sua relação profissional e amorosa com sua assistente, uma mulher moderna, ex-cantora, divorciada três vezes, mãe de dois filhos, que aceitou de bom grado uma missão que muitas considerariam ultrajante.

— Desde o começo, Masters e Johnson mantiveram suas pesquisas em segredo, já que elas representavam perigo para a carreira e a reputação dos dois. Essa retração acabou fazendo parte da vida pessoal deles, que era marcada por adultérios e possíveis escândalos — conta Maier, que disseca todos esses acontecimentos no livro, em entrevista ao GLOBO.

Repórter com 30 anos de estrada e livros no currículo sobre a conturbada família Kennedy e o pediatra best-seller Dr. Spock, Maier lembra que, apesar da importância do trabalho de Masters e Johnson para o que se sabe hoje sobre sexo, seu antecessor, Alfred Kinsey, sempre teve mais ibope, com direito a representações em séries desde a década de 1950, citação em música de Cole Porter e filme de Bill Condon.

— Quando comecei a escrever meu livro, em 2005, a história dos dois estava basicamente esquecida, mesmo que os estudos ainda fossem referência — conta Maier, que chegou a entrevistar Masters, morto em 2001, para uma reportagem, e contou com todo apoio de Virginia durante seus três anos de pesquisa e mais de cem entrevistas com familiares e ex-colegas da dupla, que acabou se tornando um casal. — Virginia estava determinada a fazer com que meu livro recuperasse a reputação dos dois e contasse essa história. Ela sabia que era algo único, algo como “My fair lady”.

Deu certo: quando o livro chegou às prateleiras, Maier recebeu mais de dez ofertas para adaptações audiovisuais.

— A maioria das propostas era para o cinema, e pelo menos três eram bastante sérias. Eu preferia fazer um filme, mas fui convencido de que uma série de TV seria a melhor forma de contar essa história, que tinha tantos detalhes que um longa de 1h30m não conseguiria contemplar.

Segundo Maier, Virginia, que morreu aos 88 anos, apenas dois meses antes de a série estrear, em 2013, era a mesma mulher envolvente interpretada nas telas por Lizzy Kaplan — o papel de Masters é de Michael Sheen, indicado ao Globo de Ouro de melhor ator de série dramática.

— Uma das partes mais divertidas foi entrevistar os médicos que eram jovens quando trabalharam com os dois. E foi curioso ver que todos eram loucos por Virginia e continuam apaixonados por ela até hoje!

Grato pela sobrevida que o programa de TV deu ao seu trabalho, Maier faz questão de frisar as diferenças entre as obras:

— O piloto da série é 90% baseado no meu livro, mas as pessoas têm que entender que meu livro é uma obra não ficcional, uma biografia, trata de pessoas reais. A série é um drama, e um drama é, por definição, uma ficção — diz Maier, que usa sua pesquisa para ajudar Michelle Ashford, showrunner da versão televisiva. — Meu trabalho é basicamente dizer o que eu penso. Não participo dos roteiros, mas entro em cena quando Michelle precisa se aprofundar mais, saber de algum detalhe sobre algum personagem.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>