Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Obra-prima do século XVII descoberta no Hotel Ritz de Paris será leiloada

$
0
0

PARIS - O Hotel Ritz Paris, famoso pelo seu bar e sua piscina, tinha tesouro desconhecido à vista de todos: uma pintura excepcional exposta durante décadas sem que ninguém prestasse grandes atenções.

A casa de leilões Christie's anunciou esta semana que os especialistas em arte concluíram que a tela seria de Charles Le Brun, um dos mestres da pintura francesa do século XVII. A obra será submetida a leilão.

A pintura chama "Le Sacrifice de Polyxène" é de 1647. Está pendurado acima de uma mesa na suíte do hotel onde Coco Chanel viveu por mais de 30 anos. A importância história do quadro só foi confirmada no verão passado, quando o hotel fechou por um período de 27 meses.

"É uma descoberta mágica", disse a expert da Christie's Cécile Bernard. "A pintura deve estar ali há pelo menos 50 anos."

A pintura retrata o assassinato de Polixena, a filha mais nova do rei Príamo de Tróia, que de acordo com o mito revela a fraqueza do calcanhar de Aquiles. Ela será exibida na Christie, em Nova York, a partir de 26 de janeiro e leiloada em 15 de abril.

Christie's disse que atestou a autenticidade da pintura depois que ela foi descoberta por dois experts em arte contratados pelo hotel, e estima que ela será vendida por mais de 500 mil euros.

"Le Sacrifício de Polyxene" é uma das primeiras obras de Le Brun (1619-1690), cujas pinturas monumentais enfeitam o Louvre e na Grande Galeria dos Espelhos em Versalhes. Especialistas dizem que a obra, que tem as iniciais do pintor, foi feita para um colecionador particular antes de Le Brun assumir o posto de "primeiro pintor do rei" Louis XIV, que o chamou de "o maior pintor francês de todos os tempos.''


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>