Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

John Pizzarelli volta ao Rio com repertório pop-folk-rock

$
0
0

RIO - Em suas contas, foram pelo menos 15 as vezes em que esteve no Rio de Janeiro (“Eu costumava tocar muito num lugar chamado Mistura Fina”, recorda-se). Mas, dessa vez, o cantor e guitarrista americano John Pizzarelli vem para desbravar novos palcos: na quinta-feira, ele faz apresentação única no Teatro Bradesco, às 21h.

Para matar as saudades dos cariocas, esse estrela ainda jovem (54 anos) do jazz concentra os números do show em “Double exposure” (2012), seu mais recente álbum, no qual recriou alguns standards do pop-folk-rock. Nada que vá surpreender, para quem já gravou discos com repertórios tão diversos quanto o dos Beatles ( “Meet the Beatles”, 1998 ), Frank Sinatra (”Dear Mr. Sinatra”, 2006), Nat King Cole (”Dear Mr. Cole”, 1994, e “PS. Mr. Cole”, 1999) e a bossa nova (”Bossa Nova”, 2004).

— Lembro de quando um amigo meu chegou e disse: “Você tem que gravar ‘Harvest moon’ (de Neil Young), e aí fiz um arranjo que ficou bom para a música — conta ele, que também levou ao CD canções de Elvis Costello (“Alison”, segundo ele, um pedido gravadora), Joni Mitchell ( “Free man in Paris”), Tom Waits ( “Drunk on the moon”) e Beatles (“I feel fine”).

E por falar no quarteto de Liverpool, Pizzarelli realizou em 2012 um velho sonho: gravar com um beatle. Sua guitarra pode ser ouvida em um punhado de músicas de “Kisses on the bottom”, disco de standards de jazz feito por Paul McCartney.

— Fui chamado pelo (produtor) Tommy LiPuma e quase caí para trás. Tinha encontrado Paul uma vez, seis meses antes, num lobby de hotel e até toquei um pouco de Beatles para ele. Mas ali foi em encontro bem diferente. Ele é um cara de grande instinto musical. E não tem receio de fazer perguntas — conta.

Planos para novos discos, John Pizzarelli tem vários, já que ele tem registrado quase tudo o que faz ao vivo.

— Pode ser um disco de bossa nova, com o (baterista brasileiro) Duduka da Fonseca. Ou um disco de canções de Johnny Mercer. Vamos ver.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716