RIO - Morrissey segue causando polêmica. A mais recente foi na noite desta quinta-feira, em Los Angeles, ao exigir que as bandas Paws e We Are Scientists, que tocariam em uma sala diferente da mesma casa de shows de sua apresentação em Los Angeles, adiassem suas entradas ao palco até que o ex-vocalista dos Smiths terminasse de tocar.
Em sua página no Facebook, integrantes do Paws publicaram um relato do ocorrido, rapidamente apagado depois que os produtores disseram que Morrissey tinha ameaçado cancelar o show. "Morrissey está tentando cancelar nosso espaço no show de hoje em Santa Ana, Califórnia, porque ele está tocando em outra sala do mesmo local e não quer que haja outros artistas na vizinhança", escreveram os músicos da banda, baseada na Escócia.
As reclamações continuaram: "Este é um ato inacreditável de total e absoluto egoísmo que não deve ser tolerado. Este rico, ultrapassado, megalomaníaco age como um bebê jogando brinquedos de seu carrinho. Tudo para satisfazer seu cérebro faminto por poder. Um completo desrespeito pelos outros e uma desconcertante falta de apoio/respeito por jovens músicos que trabalham duro. Pessoas assim, com atitudes como essa, mostram um clássico exemplo do porquê de a indústria musical ainda estar inundada de lixo nojento que já deveria ter sido extinto. Pedestais, direitos hipócritas, desrespeito e 'competição'".
Os produtores justificaram o pedido para que o Paws apagasse o relato dizendo que uma grande quantia de dinheiro já havia sido depositada para Morrissey e que o prejuízo em caso de cancelamento poderia até levar a casa a fechar.
Para agradar Morrissey, os produtores da casa de shows também chegaram a oferecer o dobro do cachê para que as bandas aceitassem cancelar seus shows, como uma forma de compensação. "Apesar de todas as bandas na nossa situação poderem muito bem aceitar o dinheiro extra, não pareceu certo que nós estivéssemos sendo silenciados; sendo comprados, e por razões, que, como as explicadas acima, não só parecem triviais como parecem se encaixar nos estereótipos egoístas e infelizes que Morrissey encarnou nos últimos anos', disse a banda.
A banda ainda disse ter recebido uma ligação do empresário de Morrissey dizendo que o pedido do cancelamento de seu show não partiu do artista, mas que seria uma medida de segurança. Isso não impediu que o gerente da turnê de Moz brigasse com os jovens músicos no local.
Em seu perfil no Twitter, o We Are Scientists ironizou o ocorrido com uma série de mensagens: "Então todo mundo vai poder fazer um show completo. Nosso show de hoje à noite vai começar logo após a hora de dormir de Morrissey".
Na noite desta sexta-feira, um representante de Morrissey negou todas as acusações. "Ele não teve nada a ver com isso. Desde que o som não vazasse, Morrissey estava completamente de acordo com outro show acontecendo dentro do mesmo complexo", disse.