RIO - Uma reivindicação judicial alegando que o filme Matrix foi baseado em um roteiro pré-existente foi negada após uma corta na Califórnia, segundo o site The National. O juiz Gary Klausner determinou que "não havia similaridades substanciais" entre a trilogia da Warner Bros e o suposto roteiro apresentado pelo escritor Thomas Althouse, “The immortals”, que, segundo ele, teria sido apresentado ao estúdio em 1993.
Na queixa, Althouse listou 118 semelhanças entre as obras, mas o juiz argumentou que eram muito generalistas, ideias comumente usadas em plots, “sem originalidade”.
Lançada em 1999, a saga Matrix fala de um hacker, interpretado por Keanu Reeves, que descobre que o mundo em que vive é uma simulação de computador criado por máquinas. Dirigido por Andy e Lana Wachowski, o filme teve duas continuações — The Matrix Reloaded e Matrix Revolutions — lançado em 2003.
No roteiro de Althouse, um agente da CIA tenta parar um Adolf Hitler criogenicamente reanimado destruindo humanos em 2235. De acordo com o juiz, Gary Klausner, “a única semelhança era que ambas as histórias retratam um protagonista tentando um grupo dominante de oprimir e aniquilar um grupo subserviente”.