RIO - Até os beijos de quinta-feira à noite, em Nova York, durante a cerimônia que celebrou a entrada do Nirvana no Hall da Fama do Rock and Roll, foram muitos os tapas (simbólicos) entre Courtney Love e Dave Grohl. Nos últimos 20 anos, desde a morte de Kurt Cobain, em 1994, a harmonia nunca deu o tom do relacionamento entre a viúva de Cobain e vocalista do Hole e o ex-baterista do mitológico grupo de Seattle e líder do Foo Fighters, marcada por trocas de ofensas em público, disputas nos tribunais e acusações das mais diversas.
Em 1999, Grohl disse, durante uma entrevista de rádio, que sua música favorita do Hole era “Teenage whore” (algo como “Vagabunda adolescente”) porque, afirmou, sabia que só Courtney poderia ser a autora. Em resposta, numa conversa com a revista “Spin”, ela chamou Grohl de “estúpido” (seguido por um palavrão), garantindo que Cobain gostava mais do Hole do que do próprio Nirvana.
Três anos depois, o bate-boca chegou à Justiça. Courtney tentou proibir que Grohl e Krist Novoselic (outro remanescente do Nirvana) lançassem material inédito do grupo, alegando que a banda nunca foi uma parceria igualitária, sugerindo que Cobain era a sua única mente criativa. A dupla contra-atacou, classificando Courtney de “alienada” em relação à música e o sucesso do Nirvana.
O barraco chegou ao Brasil, durante o festival SWU, em 2011, quando Courtney reclamou com um fã que levantou um cartaz com uma foto de Cobain durante o show do Hole (no qual a vocalista pareceu esquecer algumas letras). “Mostre essa bosta para o Foo Fighters. Foi Dave quem levou um chute de Cobain”, vociferou ela, acusando o líder do Foo Fighters de roubar dinheiro da sua família.
O auge do bate-boca aconteceu no ano seguinte, quando Courtney acusou Grohl, via Twitter, de ser sexualmente obcecado com Cobain e de ter molestado a filha do casal, Frances Bean Cobain. Grohl respondeu, com um comunicado, classificando a acusação de “ofensiva”. Mais tarde, Courtney pediu desculpas à filha por tê-la envolvido no que classificou de “fofoca”. No mesmo ano, ela se revoltou com o uso da música “Smells like teen spirit” num filme dos Muppets sem a sua permissão. “Kurt não gostaria disso”, afirmou.
The most magical part of the evening. Thank you Dave, love you. I know this made him smile up there pic.twitter.com/1VPdVKAAbc
— Courtney Love Cobain (@Courtney) April 11, 2014
Ao final da cerimônia no Hall da Fama do Rock and Roll, porém, tudo pareceu esquecido por Courtney, que disse no Facebook que “amava” Grohl. “Ele (Cobain) deve ter sorrido lá em cima”, completou ela, assumindo ter um “jeito meio louco”.