Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Hackers lado a lado com a política

$
0
0

RIO - Foi inaugurado oficialmente na semana passada o Laboratório Hacker dentro da Câmara dos Deputados no Rio de Janeiro, um espaço aberto e permanente que reunirá desenvolvedores de softwares, programadores, jornalistas, funcionários públicos e parlamentares interessados em criar novas ferramentas digitais para transformar dados públicos em algo simples e convidativo para a sociedade, facilitando o monitoramento do desempenho de parlamentares e também o uso do dinheiro público.

— A tendência é termos vários espaços como esse daqui para a frente, ajudando a traduzir a complexidade do processo político para que todos possam participar — conta Cristiano Faria, coordenador-geral do Laboratório Hacker na Câmara.

A ideia surgiu no final do ano passado durante o primeiro Hackathon da Câmara dos Deputados, uma maratona hacker para desenvolver ferramentas e aplicativos usando os dados da casa. No evento, 27 projetos foram selecionados (entre 99 inscritos), dos quais três foram vencedores e ganharam R$ 5 mil cada um: Meu Congresso Nacional, que acompanha gastos de deputados e senadores no Congresso; Monitora Brasil, um aplicativo de celular para o eleitor acompanhar as atividades de deputados; e Deliberatório, jogo de cartas que simula os processos legislativos da Câmara.

— O laboratório poderia funcionar em qualquer outro lugar, mas estar fisicamente localizado no coração da Câmara, além de ter uma potência simbólica, facilita diálogos com a instituição e o acesso a dados públicos — explica Pedro Markun, integrante da Transparência Hacker, que ocupa a Câmara junto com outras nove pessoas.

Entre os projetos em andamento no Laboratório estão uma publicação sobre cultura hacker, a revisão de licitações que envolvem tecnologia e redes sociais e uma espécie de Pokémon parlamentar, uma máquina inspirada no desenho japonês que permite aos integrantes saber quem é quem no Congresso.

* Carol Luck escreve na página Transcultura, publicada às sextas-feiras no Segundo Caderno


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716