RIO - O Folio Prize, honraria criada ano passado com o ambição de ser o primeiro prêmio internacional voltado para autores de língua inglesa, anunciou, na manhã desta segunda-feira, os finalistas de sua primeira edição. Os oito autores escolhidos concorrem ao prêmio £40 000 (cerca de R$ 160 mil), cujo vencedor será anunciado dia 10 de março.
Os escolhidos foram os livros “Red doc”, de Anne Carson; “Schroder”, de Amity Gaige; “Last friends”, de Jane Gardam; “Benediction”, de Kent Haruf; “The flame throuwers”, de Rachel Kushner; “A girl is a half-formed thing”, de Eimear McBride; “A naked singularity”, de Sergio de La Pava; e “Tenth of december”, de George Saunders.” Eles foram os selecionados pelo júri dentro de um grupo de 80 livros, que incluem todos os gêneros literários.
O Folio Prize acontecerá antes do anúncio do Man Booker Prize, principal prêmio literário da comunidade britânica, que ano passado anunciou sua expansão internacional, para incluir qualquer autor de língua inglesa. Encarada como uma resposta à criação do Folio, a decisão do Man Booker causou incômodo no meio literário britânico. Na prática, a decisão significa que autores dos Estados Unidos agora também podem concorrer, o que esquentou a controvérsia.
Se o Folio significar uma prévia do que pode acontecer na primeira edição internacional do Man Booker, a quantidade de autores americanos surpreenderá. Cinco dos finalistas são dos Estados Unidos ou moram no país. Jane Gardam é a única escritora inglesa na final do prêmio. Anne Carson é canadense e Eimear McBride, irlandês.
O livro de Sergio de La Pava, “A naked singularity”, chamou atenção por ter sido uma edição autopublicada. Com um total de 800 páginas, ele narra a trajetória de um promotor de Nova York que trabalha no combate ao tráfico de drogas. Mais tarde, o livro foi publicado pela Chicago Press.
Na cerimônia com a divulgação da lista de autores na final, a Folio Society, que promove o prêmio, anunciou a divulgação de um festival literário, o Folio Prize Fiction Festival, que acontecerá nos dias 8 e 9 de março, na Biblioteca Nacional Britânica.