Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

'Ninfomaníaca' em Berlim: Von Trier faz piada com Cannes e LaBeouf abandona coletiva

$
0
0

BERLIM - O diretor dinamarquês Lars von Trier é tão bom, mas tão bom de marketing, que até mesmo a tão aguardada primeira exibição da versão estendida de “Ninfomaníaca – Volume 1”, na manhã deste domingo, no Festival de Berlim, conseguiu ser abafada... pelo próprio Lars Von Trier. O diretor, que não participa de um festival de cinema desde que foi banido de Cannes, em 2011, apareceu de surpresa em Berlim após a projeção para a imprensa de um corte de 145 minutos da primeira parte de sua última produção, com mais cenas de sexo explícito – a versão que estreou nos cinemas, os brasileiros inclusive, tem 117 minutos.

Mas só a aparição de Von Trier não foi o suficiente. O diretor posou para os fotógrafos com uma camisa preta, estampada com uma palma dourada e com as frases “Persona non grata – Official Selection”. Como se sabe, Von Trier foi banido do Festival de Cannes em 2011, depois de dizer numa coletiva que entendia Hitler (declaração pela qual pediu desculpas mais tarde, dizendo ter sido mal interpretado).

Recado dado para Cannes, o diretor, porém, não participou da coletiva de imprensa em Berlim. Foi representado pelos atores Shia LaBeouf, Uma Thurman, Stacy Martin, Stellan Skarsgard e Christian Slater. Mas nem todos duraram até o fim da coletiva. Para constrangimento geral, LaBeouf fingiu se irritar (i.e., quis aparecer mais do que os outros) com uma pergunta sobre como foram fazer as cenas de sexo e citou uma frase famosa dita pelo jogador de futebol francês Eric Cantona, numa coletiva de imprensa em 1995, depois que ele foi preso por agredir um torcedor:

– Quando as gaivotas seguem uma traineira, é porque pensam que sardinhas serão atiradas para o mar – falou LaBeouf, antes de se levantar com cara de mau e deixar a sala da coletiva de imprensa.

Nas últimas semanas, a vida de LaBeouf não andou muito fácil. Ele foi acusado de plagiar uma história do quadrinista Daniel Clowes em seu curta-metragem “Howard Cantour”, que foi disponibilizado on-line em dezembro, e, a partir daí, virou piada nas redes sociais.

Aqui em Berlim, LaBeouf também andou aprontando. No sábado, na porta do hotel em que estava hospedado, fãs tentaram tirar uma foto do ator, que gritou e correu contra os rapazes.

Sem LaBeouf, coube aos atores restantes comentarem a versão estendida de “Ninfomaníaca – Volume 1”. A grande diferença entre os dois filmes é a quantidade maior de closes de sexo explícito, principalmente de sexo oral. A história é a mesma: a personagem Joe (Charlotte Gainsbourg quando adulta e Stacy Martin quando jovem) conta para Seligman (Stellan Skarsgard) suas perversões sexuais. No Brasil, “Ninfomaníaca – Volume 2” estreia em 21 de março. Já a versão estendida desse segundo volume, de acordo com a equipe que veio para Berlim, ainda não tem data para ser exibida.

– As cenas de sexo, para mim, são parte do filme. E eu confiei e confio no Lars. Não cheguei, conheci o Shia e fomos logo tirando a roupa. Tivemos muita preparação e conversa durante o dia, até que estivéssemos preparados para filmar – explicou Stacy, sobre as sequências de sexo do filme. – Lars cria grandes diálogos, cria debate, e fala de assuntos que as pessoas não estão confortáveis em falar. E é o Lars. Você precisa assistir a seus filmes.

* André Miranda está hospedado a convite do festival


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>