Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Ator espanhol Fernando Guillén morre aos 80 anos

$
0
0

RIO - Para além do prestígio alcançado por sua habilidade de explorar as fronteiras do realismo, fosse no palco, fosse diante das câmeras, o ator espanhol Fernando Guillén era respeitado em seu país por sua militância em anos de ditadura. Mesmo sob a pressão do franquismo, ele lutou para que seu país tivesse um teatro livre, capaz de abordar as contradições nacionais e europeias ao largo da censura. Guillén morreu nesta quinta-feira, aos 80 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Pisou diante de uma plateia como profissional pela primeira vez em 1952. À época, integrava a trupe de Fernando Fernan Gomez e Conchita Montes. bastou um ano para que tivesse espaço no cinema, estreando com “Um dia perdido”, de José María Forqué.

Na telona, onde travou amizade (e parceria sazonal) com Pedro Almodóvar, ele ganhou nove prêmios de interpretação, alcançando especial destaque por “Don Juan en los infiernos”, de Gonzalo Suárez, em 1991. Em 2005, colecionou elogios por seu desempenho em “Otros días vendrán”, de Eduard Cortés, no qual contracenou com Cecilia Roth, estrela do oscarizado “Tudo sobre minha mãe” (1999), no qual também atuou. No universo almodovariano, ele participou ainda de “A lei do desejo” (1987) e de “Mulheres à beira de um ataque de nervos” (1988).

Ativo na TV desde 1958, foi protagonistas em séries e programas de sucesso, como “Los jinetes del alba” (1990). Mas os compromissos televisivos e cinematográficos nunca diluíram sua permanência no teatro, de só se afastou em 2008, após encenar uma montagem de “A valsa do adeus”, de Louis Aragón, antes de se aposentar.

Teve três filhos com a atriz Gemma Cuervo, Natalia, Cayetana e Fernando Guillén-Cuervo, este último um ator bem-sucedido na Espanha. Sua morte foi anunciada pela Academia del Cine Español, que decretou luto em memória do astro.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>