RIO - A viúva de George Harrison, Olivia, pôs fim aos planos de se construir uma estátua em homenagem ao ex-Beatle próximo de sua antiga casa, em Henley-on-Thames, em Oxfordshire. Segundo o jornal britânico "The Guardian", Olivia sugeriu que no lugar da estátua, fosse criado um projeto comunitário com o nome de George.
"Após muitos anos de cuidadosa análise e com grande respeito pelo sentimento em relação a George, decidimos que uma forma mais apropriada de honrar sua memória seria apoiando um projeto comunutário", disse a viúva do guitarrista, morto em 2001, "Vamos anunciar os detalhes no verão (inverno no Brasil)."
A campanha lançada por James Lambert já havia recolhido mais de duas iml assinaturass o que representa cerca de 20% da população da pequena vila. Lambert tomou a iniciativa por conta da forte ligação de Harrison com o local. O ex-Beatle ajudou a manter o cinema da cidade, além de salvar um jardim comprando todas as plantas.
Lambert lamentou a decisão de Olivia, mas acredita que um projeto comunitário também pode ser uma bela forma de homenagem. Ele também reconheceu que a estátua poderia trazer "turistas indesejados" para a cidade de 10 mil habitantes. George Harrison viveu em Henley-on-Thames desde os anos 1970 até a sua morte.