Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Morre o guitarrista Jim Hall, referência do jazz moderno

$
0
0

NOVA YORK - Um dos ícones do jazz moderno, Jim Hall, de 83 anos, morreu nesta terça-feira em seu apartamento em Manhattan, de acordo com Jane Hall, esposa do guitarrista, em entrevista à Associated Press. O músico ficou conhecido pela técnica sutil, pelo som lírico e por uma abordagem mais introspectiva em seus arranjos, chegando a influenciar nomes como Pat Metheny e Bill Frisell.

Apesar da idade, o americano matinha uma agenda de shows até semanas antes de seu falecimento. Em novembro, o trio liderado por Hall participou de um concerto de jazz em Nova York.

Em 2004, Hall se tornou um dos primeiros guitarristas de jazz a ser indicado ao National Endowment for the Art Jazz Master - principal prêmio do estilo nos Estados Unidos.

- Jim foi um dos maiores guitarristas da história do jazz. Sua generosidade musical foi uma reflexão exata do seu profundo humanismo - disse Pat Metheny, seu parceiro musical em diversos momentos da carreira.

Hall nasceu na cidade de Buffalo, no estado de Nova York, mas passou toda sua infância na cidade de Cleveland, Ohio. Aos 10 anos, pegou pela primeira vez em uma guitarra. O interesse pelo jazz surgiu três anos depois ao escutar as músicas de Benny Goodman e os acordes do guitarrista Charlie Christian.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>