RIO - Diane Disney Miller, única filha biológica de Walt Disney e Lillian, morreu aos 79 anos nesta terça-feira em sua casa na Califórnia. A causa está relacionada a sequelas provocadas por uma queda em setembro, segundo a instituição Walt Disney Family Museum divulgou.
“Como uma amada filha de Walt Disney e uma das inspirações para a criação da Disneylândia, ela se mantém e um lugar especial da história da Walt Disney Company e no coração de fãs em todo o mundo”, disse Bob Iger, por meio de um comunicado, o diretor executivo do grupo Disney, fundado em 1923.
Diane nasceu em 1933 e casou-se com o jogador profissional de futebol americano Ron Miller em 1954. Diane foi fundamental na criação do Walt Disney Concert Hall, a casa de shows projetada pelo arquiteto Frank Gehry no centro de Los Angeles, inaugurada em 2004. O marido chegou a ser presidente da companhia de 1978 a 1984. A partir de 1976, o casal passou a investir em uma vinícola em Napa Valley, no norte da Califórnia, além de trabalhar em ações filantrópicas.
A irmã adotiva de Diane, Sharon Mae Disney, morreu em 1993. Além do marido, Ron Miller, ela deixa sete filhos, 13 netos e um bisneto.