Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

O japonês Hayao Miyazaki anuncia aposentadoria como cineasta, em Veneza

$
0
0

VENEZA – O animador japonês Hayao Miyazaki, considerado um mestre da arte, ganhador do Oscar da categoria pelo filme “A viagem de Chihiro”, anunciou sua aposentadoria como cineasta. A revelação por feita na manhã deste domingo (1º) no 70º Festival de Veneza, onde “The wind rises”, o novo longa-metragem de animação do diretor, foi exibido na competição pelo Leão de Ouro, e foi dada por seu produtor, Koji Hoshino, dos estúdios Ghibi, que veio representar a produção e seu autor, ao lado da atriz Miori Takimoto.

– Miyazaki, que já participou várias vezes do Festival de Veneza, dediciu encerrar suas atividades como diretor. Ele confirmará isso oficialmente na semana que vem, durante uma coletiva de imprensa, e Tóquio. Mas pediu que eu comunicasse o adeus dele a todos vocês – disse Hoshino, ao final do encontro com a imprensa estrangeira.

O anúncio da aposentadoria de Miyazaki ocorre poucas semanas depois da polêmica envolvendo o lançamento de “The wind rises” no Japão, em julho, onde estreou no topo da bilheteria. O novo desenho animado do criador de “Ponyo – Uma amizade que veio do mar” (2008) é inspirado na vida do engenheiro que desenhou o temido avião de combate Zero, usado na Segunda Guerra Mundial. Críticos locais viram a história como uma advertência velada ao perigo do nacionalismo japonês.

À época do lançamento, Miyazaki confirmou a crítica em um ensaio crítico às propostas do recémeleito propostas do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que pretende rever a Constituiçao do país. Ao assumir o cargo, o político prometeu revitalizar a economia e aumentar a postura defensiva do Japão.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>