Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Galeria de 280 m² abre as portas ao público em Copacabana

$
0
0

RIO - Em junho do ano passado, a polícia e o Ministério Público do Rio subiram as rampas circulares do Shopping dos Antiquários, em Copacabana, e fecharam as termas L’Uomo Club — famosas pelas garotas que cobravam R$ 400 por algumas horas de companhia. A partir de hoje, no entanto, quem subir as mesmas rampas encontrará, na sobreloja do prédio, um espaço de 280 metros quadrados, todo dedicado à arte. Trata-se da nova sede da Graphos:Brasil — cuja antiga sala, no mesmo edifício, abrigará residências internacionais.

Para marcar a inauguração, às 19h, o galerista-curador Ricardo Duarte montou uma mostra que narrará a trajetória da casa, reunindo artistas consagrados e jovens revelações. Assim, estarão lado a lado peças de Waltercio Caldas, Carlos Vergara, Walter Goldfarb e dos jovens Fidia Fallaschetti (italiano que esteve na Bienal de Veneza) e Leo Battistelli (argentino que já expôs na sede do Banco Mundial, nos Estados Unidos), por exemplo.

A nova Graphos:Brasil se estende por onze salas que foram unidas num espaço totalmente linear, cujo pé direito de até quatro metros permite a exposição de obras em grande escala. A iluminação é especial: consiste de calhas que jogam a luz para o teto e obtêm um efeito difuso por todo o ambiente. Segundo Duarte, é ideal para mostras de fotos. Além disso, a nova galeria tem uma reserva técnica climatizada composta por 32 paredes de aço que deslizam sobre trilhos. Nelas estão pendurados mais de 340 quadrados.

— E o bacana é que esse sistema nos permite mostrar uma obra do acervo e depois devolvê-la à reserva — conta Duarte.

Sozinha, a sala de exposição tem 200 metros quadrados.

— Este não será um espaço necessariamente comercial. Em 2014, vou trazer Gerard Quenum, do Benin, que venceu a Bienal de seu país e trabalha com lixo. Não é algo com potencial de venda, mas que precisa ser visto, porque despertou o interesse até da Fundação Cartier — afirma o galerista.

Para as residências na antiga sala da galeria, de 70 metros quadrados, artistas escolhidos por Duarte receberão passagens e dois meses de hospedagem. Em troca, farão workshops, uma publicação e deixarão aqui as obras criadas.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716