LONDRES — J.K. Rowling aceitou um pedido de desculpas e uma doação para caridade da empresa de advocacia que vazou que a autora de “Harry Potter” havia escrito um livro policial usando um pseudônimo. No início do mês, um jornal inglês revelou que ela estava por trás de “The cukoo’s calling”, livro que teria sido escrito por um ex-soldado e escritor iniciante chamado Robert Galbraith.
Publicada em abril, a obra recebeu ótimas resenhas, mas teve vendas baixas, o que gerou especulações de que o vazamento teria sido obra da própria autora ou de sua editora para aumentar o interesse no livro.
Mas a empresa de advocacia Russells, que já prestou serviços para Rowling, reconheceu que um de seus funcionários revelou a informação para uma amiga da sua esposa, que entrou em contato com um jornalista do Sunday Times por Twitter. Rowling processou o advogado e a amiga, se dizendo “furiosa e irritada por ter a confiança traída”.
“Como reflexo de seu arrependimento pela quebra de confiança com a reclamante, incluindo sua frustração por não continuar escrevendo de forma anônima como Robert Galbraith, os réus estão aqui hoje para pedir desculpas publicamente”, disse a advogada Jenny Afia, que representa a empresa de advocacia.
A Russells concordou em reembolsar os custos legais de Rowling e fazer uma “substancial” doação para uma instituição que ajuda ex-militares e suas famílias. A escritora também vai doar os royalties do livro nos próximos três anos para essa mesma instituição.
O herói do romance, Cormoran Strike, é um veterano de guerra que perdeu uma perna no Afeganistão. Rowling afirma que conversou com soldados de verdade para criar o personagem.
“Essa doação está sendo feita em parte como agradecimento a pessoas do exército que me ajudaram na pesquisa, mas também porque criar um herói que é um veterano de guerra me fez admirar e entender o quanto essa instituição faz pelos ex-soldados e suas famílias”, escreveu ela em nota oficial.
A escritora garante que sempre pretendeu doar partes dos royalties do livro de Galbraith para a organização, “mas não esperava que ele entrasse na lista dos mais vendidos três meses após a publicação — na verdade, achava que ele nunca entraria!”
Desde que Rowling foi revelada como a verdadeira, “The cuckoo’s calling” se tornou um best-seller no Reino Unido e nos EUA. Um segundo livro de Cormoran Strike deve ser lançado ano que vem.