RIO - Foi divulgada, na manhã desta terça-feira, a lista com os 13 livros semifinalistas do Man Booker Prize, principal prêmio literário para autores da comunidade britânica. Escolhida em um grupo de 151 livros, a relação é considerada a mais plural já apresentada pelo júri. Nela, há sete países representados, além de uma mistura entre autores consagrados e estreantes.
“Os romances vão do tradicional ao experimental; do século I antes de Cristo aos tempos presentes; de cem a mil páginas; e de Xangai a Hendon (subúrbio de Londres)”, disse Robert MacFarlane, presidente do júri, em nota.
Só dois autores escolhidos já haviam chegado à final do prêmio em edições anteriores: o inglês Jim Crace (“Quarentena”, publicado pela Geração Editorial) e o irlandês Colm Tóibín (“Brooklyn”, publicado pela Companhia das Letras).
Entre os estreantes estão NoViolet Bulawayo, do Zimbábue, com “We need new names”, sobre a vida em uma favela de seu país; Eve Harris, da Inglaterra, com “The marrying of Chani Kaufman”, sobre uma comunidade judaica ortodoxa; e Donal Ryan, da Irlanda, com “The spinning heart”, que se passa na zona rual de seu país. A última vez em que o prêmio foi concedido a um novo autor foi na edição de 2008.
Autores entre 28 e 67 anos
O júri também destacou a diferença de idade entre os autores concorrentes. A mais nova é a neo-zelandesa Eleanor Catton, de 28 anos, que concorre com “The luminaries”. O mais velho é Jim Crace, de 67 anos.
A monja zen-budista canadense Ruth Ozeki está na lista. Os direitos de publicação do livro com o qual ela concorre ao prêmio, “A tale for the time being”, foram comprados pela Casa da Palavra, que deve publicá-lo em breve. Também chamou a atenção a escolha do autor inglês Richard House, com “The kills”, um romance policial de mil páginas, com conteúdo digital extra disponível. O júri diz que só vai julgar o texto.
Os outros autores escolhidos são a indo-americana Jhumpa Lahiri; a inglesa Charlotte Mendelson; o irlandês Colum McCann; a canadense Alison MacLead; e Tash Aw, da Malásia.
Os finalistas serão divulgados no dia 10 de setembro.