RIO — Os fãs brasileiros de Morrissey vivem momentos de angústia. O cantor britânico, que este ano já cancelou shows nos EUA e Peru, agora anunciou que toda a turnê sul-americana “sofreu eutanásia”. A produtora responsável pelas apresentações em São Paulo (30/07), Brasília (02/08) e Rio de Janeiro (04/08), no entanto, afirma que “os shows seguem confirmados”. Os ingressos continuam a venda no site ticketsforfun.com.br. (ATUALIZAÇÃO: A produtora já confirmou o cancelamento. Leia aqui: Morrissey cancela shows no Brasil)
Num comunicado no blog True to you atribuído a Morrissey, o cantor disse, com o habital tom dramático, que a turnê foi cancelada por “falta de fundos”.
“Fui informado que a turnê planejada para a América do Sul foi cancelada, portanto sofreu eutanásia — por motivos de, recebi informações confiáveis, falta de fundos”, escreveu o ex-Smiths. “É bem fácil vender ingressos, mas impossível transportar a banda e equipe de F para G.”
No início do ano Morrissey teve de cancelar shows nos EUA por conta uma úlcera e depois uma pneumonia. Poucos depois, datas no México também foram canceladas. A turnê na América do Sul, no entanto, seguiu confirmada e o cantor chegou a viajar para o Peru. Mas antes do show, ele e sua equipe sofreram uma intoxicação alimentar “via uma simples refeição de penne com molho de tomate”.
Morrissey foi se tratar em Los Angeles e desde então os rumores de cancelamento do resto da turnê sul-americana — que também passaria por Argentina e Chile — têm sido frequentes. Na nota publicada em seu site, ele dá a entender que pode até mesmo se aposentar.
“Num ano em que várias decepções foram enterradas, essa é realmente a última de muitas gotas d’água e não estou sozinho nesse sentimento. O futuro está subitamente ausente e minhas desculpas agora são tão frequentes que chegam a soar ridículas e sou eu que me desculpo porque ninguém mais se importaria. É angustiante ser responsável por transmitir essa notícia — especialmente quando ela nasce em mim de forma inesperada e inexplicável. Mas o colapso da América do Sul abaixa a cortina com um baque colossal e os principais problemas seguem insolúveis como eram em 2009. A conclusão óbvia olha para mim pelo espelho e as rodas finalmente estão fora da carruagem coberta. Cancelamentos e doenças tiraram a vitalidade de todos nós e agora a única solução sensata parece ser a arte de não fazer nada.”
Em 2009, Morrissey lançou seu último álbum, “Years of refusal”. Desde então ele não gravou nada, afirmando que os selos exigem parte da renda dos shows para lançar um novo disco. A imprensa inglesa especula que a “falta de fundos” citada pelo músico pode ter origem no encarecimento da turnê causado pela viagem aos EUA, após o episódio da intoxicação alimentar.
“Como sempre, peço seu perdão e ofereço o tormento de amor e gratidão esmagadores para a banda e a equipe, cuja lealdade vai além do possível”, escreve Morrissey, fechando seu comunicado. Mas essa história provavelmente não acaba aqui.