RIO — O bailarino Mikhail Baryshnikov volta às suas origens soviéticas e interpreta, pela terceira vez, uma adaptação de um conto russo para o teatro. Desta vez, trata-se de "The Old Woman" (A velha senhora, em tradução livre), inspirada na obra de Daniil Kharms que conta a história de um escritor que deixa que uma mulher entre em sua casa, e ela morre logo em seguida.
Na peça, que estreou na Inglaterra nesta quinta-feira, no Festival Internacional de Manchester, Baryshnikov divide o palco com Willem Dafoe (o Duende Verde de "Homem-Aranha") e é dirigido por Bob Wilson. O bailarino disse que trabalhar com Wilson faz com que cada dia seja uma aventura. "Ele pede para que você faça coisas com as quais você nunca sonhou na vida". Sobre trabalhar com um diretor conhecido por seu perfeccionismo, Baryshnikov confessou que é muito mais cansativo do que dançar o dia inteiro.
Aos 65 anos, o bailarino já fez de tudo um pouco. Do balé clássico a uma participação no seriado "Sex and the city" — papel pelo qual diz ser lembrado por pessoas do mundo todo. De acordo com a BBC, Baryshnikov disse: "Há uma progressão natural em minha busca por algo diferente".