Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Chamada para Tribeca, com 89 filmes entre a dor e a superação

$
0
0

RIO- Registro propositalmente avacalhado da turnê 2010 da banda The National, “Mistaken for strangers”, um documentário com pinta de comédia, abre nesta quarta-feira a 11ª edição do Festival de Tribeca, em Nova York. Com 89 títulos, a seleção deste ano foca em filmes nos quais personagens com limitações físicas, psicológicas ou afetivas tentam reverter suas tragédias pessoais. O Brasil participa do evento com o drama “Flores raras”, de Bruno Barreto, que será projetado nesta quinta-feira, dia em que o prefeito do Rio Eduardo Paes e o secretário municipal de Cultura Sérgio Sá Leitão discutem com o ator Robert De Niro e a produtora Jane Rosenthal, os criadores da mostra nova-iorquina, um acordo para realizar uma edição carioca do Tribeca, em 2014. Ambas as partes só comentarão o acordo após o dia 18, mas a vinda de De Niro ao Rio já está em negociação.

— Muita coisa mudou com Tribeca desde a nossa primeira edição, realizada em meio à reabilitação pela qual a cidade passou após a ressaca do 11 de Setembro. Mas nós sempre tivemos projetos da América Latina, incluindo do Brasil, pois eles são uma parte vital do cinema mundial — diz Genna Terranova, diretora de programação do festival. — Nosso representante brasileiro é uma história de amor épica, que envolve a poeta americana Elizabeth Bishop. t is an epic love story about the life of Elizabeth Bishop. É, ao mesmo tempo, um olhar sobre a História do Brasil e dos EUA e um olhar sobre a formação de uma artista.

Este ano, entre os títulos americanos mais esperados, a maior aposta da imprensa especializada é “Sunlight Jr.”, de Laurie Collyer, com Matt Dillon no papel de um paraplégico cujo casamento é abalado quando sua mulher (Naomi Watts) aparece grávida. Outra expectativa é “Almost Christmas”, de Phil Morrison, com Paul Rudd e Paul Giamatti vivendo uma dupla de malandros que ganha a vida vendendo árvores de Natal. A mostra promove ainda a estreia da atriz Whoopi Goldberg como diretora, com o documentário “I got semething to tell you”, sobre a humorista Moms Mables (1894-1975). Longe das telas desde o sucesso “Morte no funeral” (2010), o dramaturgo Neil Labute regressa à direção com “Some velvet morning”, com Stanley Tucci.

Entre os títulos estrangeiros de língua não inglesa, é alta a espera por “Alì ha gli occhi azzurri”, do italiano Claudio Giovanessi, e o francês “Le temps de l’aventure”, de Jérôme Bonnell. Após os elogios recebidos em Berlim, “Flores raras”, que voltou a colocar Bruno Barreto sob os holofotes da imprensa gringa, também atrai atenção. As críticas de jornais especializados como “Variety”, “Hollywood Reporter” e “Screen International”, estão entre as melhores que o cineasta carioca já teve.

— O diretor artístico de Tribeca, Geoffrey Gilmore, ex-Sundance, viu o filme no Festival de Berlin e gostou muito, fazendo-nos um convite para exibição imediatamente. Tribeca tornou-se um dos festivais mais importantes das Américas, disputando o primeiro lugar hoje com Toronto— diz Barreto.

Para o encerramento, no dia 28, Tribeca exibe uma cópia nova de “O rei da comédia” (1983), celebrando os 30 anos de um dos filmes mais controversos de Martin Scorsese.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>