RIO - A venda de ingressos para o Rock in Rio 2013 começou na manhã desta quinta-feira e os ingressos para os todos os dias se esgotaram em 4 horas e 4 minutos. Em 2011, os ingressos levaram quatro dias para chegar ao fim. Naquela época, eram vendidas 100 mil entradas por dia de evento, contra 85 mil desta edição.
Os ingressos para o dia 20/09, com Bon Jovi como atração principal, foram os primeiros a acabar, após 1h40min do início das vendas. Vinte minutos depois, o dia de abertura, com a cantora Beyoncé como headliner, esgotou.
O início das vendas, que nesta edição foi 100% virtual (sem bilheterias físicas), às 10h, foi tumultuado, com muita dificuldade de acesso ao site. Segundo a organização, em comunicado divulgado ao meio-dia, o site ficou "sobrecarregado em função de 400 mil pessoas tentarem comprar os ingressos simultaneamente" e "nesse momento, a venda está estabilizada, com cerca de 1.200 ingressos vendidos por minuto".
Vale lembrar que a entrada de Justin Timberlake na programação provocou uma alteração na agenda original: o cantor assumiu o fechamento do dia 15 de setembro, enquanto Bruce Springsteen e John Mayer, que estavam originalmente nesta data, foram realocados no dia 21 de setembro.
Os bilhetes (R$260, inteira, e R$130, meia) foram oferecidos exclusivamente pelo site ingresso.com. Cada pessoa poderia comprar até quatro entradas por dia de festival, sendo que, das quatro, apenas uma meia-entrada. Clientes que têm cartão de crédito do Banco Itaú têm 15% de desconto. A confirmação da compra pode ser conferida no histórico do site Ingresso.com, e o email de confirmação é enviado ao longo do dia, segundo a empresa.
A organização do evento e a Polícia Civil montaram um esquema para identificar tentativas de comprar a meia-entrada de forma fraudulenta, já que no primeiro lote de pré-venda foram descobertos indícios de manipulação. Segundo a polícia, a medida tem caráter preventivo e educativo.
Os falsos estudantes serão convocados para prestar depoimento, e toda a base de compradores do Rock in Rio Card, vendido antecipadamente, será analisada pelas autoridades, assim como os ingressos vendidos. Na entrada do festival — que acontece entre os dias 13 e 15 e volta de 20 a 22 de setembro — será solicitada a apresentação da carteirinha de estudante.
Estátua ‘viva’ de Lennon
Nesta quinta-feira a cantora belha Selah Sue foi anunciada como a parceira de Maria Rita no Palco Sunset, no dia 13 de setembro. Foram confirmados também os últimos nomes do palco Eletrônica, que vai funcionar durante todos os dias do festival, sempre a partir de 22h30m. Entre eles, está o DJ Maurício Lopes, um dos pioneiros do som techno nas pistas cariocas com sua festa Oops!. Respeitado pela habilidade e pela seleção bem feita, que inclui também elementos de electro e house, ele é um dos residentes do clube Fosfobox, com a noite Mau. Em 2011, Lopes — famoso pelos sets longos, que chegam a durar até seis horas — foi escolhido melhor DJ carioca pela revista “Época”.
Outros nomes adicionados à escalação foram os DJ Vitalic (da França) e Tiga (do Canadá). Vão se apresentar naquele palco — que vai ter uma decoração inspirada na forma de uma aranha gigante — outros grandes nomes das pistas brasileiras como os DJs Marky, Anderson Noise e Mau Mau, além de veteranos como o inglês Paul Oakenfold. O elenco inclui também Flow & Zeo, Gaslamp Killer e Loco Dice, entre outros.
Uma novidade do evento vai ser a Street Dance, espaço dedicado à dança de rua, onde grupos vão promover “batalhas” de coreografias. A Rock Street também foi confirmada. O local vai ter como inspiração as áreas de Camden Town (em Londres) e Grafton Street (Dublin). Num palco montado no local, vai se apresentar diariamente uma big band tocando músicas dos Beatles. Uma estátua “viva” de John Lennon vai acompanhar tudo.