Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Imagem de Mao Tsé-Tung é barrada de exposição com obras de Andy Warhol na China

$
0
0

RIO - A exposição “Andy Warhol: 15 minutes eternal”, que reúne 300 obras do artista americano morto há 25 anos, está viajando pela Ásia desde o início de 2012, quando estreou em Cingapura. Em março de 2013, a mostra vai seguir em direção à China, com uma modificação. As obras de Warhol, conhecido por seus traços em pop art, que trazem imagens de Mao Tsé- Tung foram banidas pelos chineses, mas devem voltar ao acervo quando a exposição migrar para Tóquio em 2014.

Mao Tsé- Tung foi o líder da Revolução Chinesa e governou o país desde a criação da República Popular, em 1949, até 1976, quando morreu aos 82 anos. Ele figura entre os mais influentes da História, mas ainda é tema de polêmica em seu país. Nesta terça-feira, a produção do The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, que organizou a mostra itinerante, enviou ao GLOBO um comunicado esclarecendo a ausência da obra.

“O Andy Warhol Museum está entusiasmado de levar uma retrospectiva sobre o trabalho de Andy à China, a nação que ele visitou pela primeira vez há 30 anos. Esperávamos incluir nossa pintura de Mao (Tsé-Tung) na exposição para apresentar o interesse de Warhol pela cultura chinesa, mas entendemos que certas imagens ainda não devem ser exibidas na China e respeitamos a decisão da instituição sobre quais obras podem ser incluídas na mostra. O que sabemos é que os visitantes da exposição na China vão amar o que vão ver - trabalhos que abordam todos os aspectos da produção de Warhol. Esperamos que a arte de Warhol leve grande inspiração aos artistas chineses contemporâneos e ao público”.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>