Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

‘A verdade de cada um’, programa produzido pelo cineasta Fernando Meirelles, estreia no Nat Geo

$
0
0

SÃO PAULO — Num mundo de opiniões cristalizadas, a série de documentários “A verdade de cada um”, coprodução da O2 com a Fox Brasil, apresenta a dúvida como principal ferramenta de conhecimento. Produzido pelo cineasta Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”), com direção-geral de Marcelo Machado (“Tropicália”), o primeiro episódio (sempre às quartas, às 22h15, no Nat Geo) encara o desafio de falar de consumo de crack, não por meio do ponto de vista de especialistas, mas, sim, pela perspectiva de pessoas diretamente envolvidas: usuários, familiares e profissionais que trabalham na cracolândia de São Paulo, tais como policiais, agentes de saúde e psicólogos.

— Nossa ideia foi confrontar visões de pessoas que vivem questões polêmicas no Brasil hoje, gerando dúvidas mais do que afirmando certezas. Não entrevistamos especialistas. Ninguém paira sobre os assuntos. E não defendemos pontos de vista. Apostamos no confronto de opiniões como um estímulo à reflexão — explica Machado.

O diretor do episódio sobre o crack, Renato Rossi, conta que quis fugir de estereótipos e preconceitos. Entre setembro e outubro passados, Rossi e sua equipe filmaram na cracolândia de São Paulo. A narrativa é conduzida por cinco personagens principais: dois dependentes, um deles em tratamento; a irmã de um usuário; o policial responsável pela operação que tentou retirar viciados da região central da capital paulista; e um psicólogo adepto da política de redução de danos.

— Renato tem um roteiro de ficção para um longa-metragem sobre uma família desestruturada pelo crack previsto para estrear ano que vem — adianta o diretor da O2, Fernando Meirelles, contando que o título provisório do filme é “Três C”, expressão usada por dependentes sobre seu destino: cadeia, clínica ou caixão.

Consumo, educação, madeira e comida são os temas dos demais episódios da primeira temporada da série, produzida para cumprir a lei de cotas de conteúdo nacional na TV por assinatura. Segundo o diretor de conteúdo da Fox, Marcello Braga, “A verdade de cada um” será também exibida na América Latina. O canal estuda a criação de uma segunda temporada.

Os assuntos foram selecionados por seu potencial de mobilização.

— Escolhemos temas que valem a pena ser discutidos. Nestes tempos de redes sociais, todos parecem ter uma opinião formada sobre tudo. Buscamos então visões opostas para ver se juntas elas se entendem — diz Meirelles, explicando ser proposital dosar temas mais pesados e intelectuais, como o consumo de drogas e o desmatamento, com assuntos mais leves e divertidos, como hábitos alimentares e o consumismo.

— A escolha dos temas foi feita em parceria com o canal. Levantamos uma lista grande de possibilidades, e eles foram escolhendo as que mais lhes interessavam. Esse é um modelo de relacionamento cada vez mais constante. As ideias desenvolvidas pelos produtores são cruzadas com os interesses dos canais, que conhecem seu público e sua linha editorial — analisa Machado, completando: — Vai ser interessante observar nos próximos anos em que medida eles vão aproveitar as colaborações vindas de fora ou, simplesmente, usá-las para realizar o que já faziam internamente. Tenho sentido uma tendência de os canais quererem 'domesticar' a produção independente a título de adequação dos programas à grade.

A ideia original da atração foi de Meirelles. Ele sugeriu a Machado que a desenvolvesse para virar uma série. O cineasta pensou primeiro no que acabou virando o quarto episódio, sobre madeira, filmado em Rondônia, que mostra o conflito entre um latifundiário, um sem-terra que desmata para plantar e um fiscal do Ibama.

— Muita gente pensa segundo as regras de alguma cartilha, raciocina dentro de um ideário pronto e fechado. É o cenário ideal para nosso programa onde a dúvida é colocada como a principal ferramenta da construção do conhecimento — conclui Machado.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>