RIO - Quase na véspera da 85ª cerimônia do Oscar, Ethan Hawke atacou verbalmente a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em uma entrevista à revista americana “Gotham”, segundo o jornal “The New York Post”. Assim como o seu colega Joaquin Phoenix, o ator contestou a credibilidade das premiações do evento mais importante do cinema de Hollywood.
“As pessoas querem transformar tudo neste país em uma competição. Está claro quem são os ganhadores e quem são os perdedores”, disparou Hawke. “É por esse motivo que eles gostam de anunciar a bilheteria dos filmes, porque é um jeito de dizer ‘Este é o número 1’. Se você observar quantos filmes esquecíveis e estúpidos ganharam Oscars e quantas performances medíocres têm Oscars em cima de sua lareira... Acho muito destrutivo tomar como prioridade a caça a essas cenouras falsas, a dinheiro e a elogios duvidosos”, acrescentou.
Ethan Hawke já foi indicado à estatueta duas vezes, sem ganhar nenhuma. Em 2002, foi um dos nomeados à categoria de melhor ator coadjuvante, com o filme “Dia de treinamento” (2001). Em 2005, concorreu ao Oscar por melhor roteiro adaptado, com “Antes do pôr-do-sol” (2004), com a parceria de Kim Krizan, Julie Delpy e Richard Linklater.
Em outubro do ano passado, quem não poupou críticas à academia americana foi Joaquin Phoenix. Ele disse que a cerimônia era “uma total besteira” e “a coisa mais estúpida do mundo”. Phoenix está sendo indicado pela terceira vez ao Oscar, desta vez, com o filme “O mestre” (2012). Ele está concorrendo na categoria de melhor ator, disputada por Bradley Cooper, Daniel Day-Lewis, Denzel Washington e Hugh Jackman.