RIO - A aposta da Netflix em conteúdo original de qualidade parece ter dado os primeiros frutos. Uma pesquisa da empresa Cowen and Co. indica que 86% dos usuários que assistiram a série "House of cards" têm uma tendência menor de cancelar o serviço.
O universo da pesquisa ainda é pequeno. Apenas 346 dos 1.229 americanos ouvidos entre os dias 12 e 13 de fevereiro eram usuários do Netflix. Outros 223 se declararam espectadores do serviço, mas sem ter uma assinatura própria.
Entre os entrevistados com acesso ao Netflix, 10% disseram ter assistido apenas um episódio de "House of Cards" nos primeiros 12 dias de exibição. Na média, os usuários assistiram a seis episódios da série, mas 19,4% viram todos os 13.
A série, com Kevin Spacey no papel principal, foi lançada em 1º de fevereiro, com todos os 13 episódios disponíveis de uma só vez. A estratégia inusitada de lançamento e a aposta do Netflix em conteúdo próprio levantaram muitas discussões sobre o futuro da TV.
A recepção dos espectadores foi positiva, com 36% classificando a série de "excepcional" e 43% como "boa". Além disso, 90% gostaram da ideia de lançar todos os episódios de uma só vez, em vez de um por semana, como acontece na TV convencional. Os outros 10% se disseram indiferentes à estratégia, enquanto ninguém foi contra.
Por outro lado, o preço baixo parece ser um dos principais atrativos da Netflix: 67,5% disseram que cancelariam se o valor aumentasse. O serviço custa US$ 7,99 por mês nos EUA (R$ 14,99 no Brasil), com direito a um mês grátis para novos usuários.
As informações são do site Deadline.