RIO - A cantora Rihanna fez sua estreia no mundo da moda na noite de sábado (16), na London Fashion Week, famosa por mostrar algumas das tendências mais ousadas e criativas da temporada. A estrela de Barbados criou uma linha de roupas para a coleção Outono/Inverno 2013 da marca River Island. Veja alguns looks clicando aqui.
Com inspiração clara nos anos 90, a linha traz muitos tops, barrigas à mostra e transparências. Mas as roupas não agradaram a maior parte dos críticos que acompanharam o desfile.
O site “The Daily Beast” chegou a chamar a linha de Rihanna de “pornô”: “A coleção da Rihanna para a River island apresentada em Londres esta noite foi um show de horror... Se você gosta muito de umbigos, se é totalmente louca por eles, então talvez essa possa ser a coleção certa para você”, diz a reportagem.
Já o site “Pedestrian TV” foi mais gentil: “Não foi o pior momento de Rihanna, mas também não foi ótimo”.
“Nada ali parecia caro, mas se a atitude veja-se-eu-estou-ligando de Rihanna for um dom para a venda, a coleção deve se sair bem”, diz o artigo do “Women’s Wear Daily”.
No subtítulo do texto, o jornal “Guardian” faz uma análise do desfile que vai além das roupas mostradas: “O importante na coleção da cantora nunca foram as roupas, que são luminosas e justas, mas a polêmica que a rodeia”.
Outro aspecto do evento também não agradou os jornalistas: Rihanna se atrasou para chegar ao local do desfile, que começou mais de uma hora depois do horário previsto.
Além disso, o desfile da River Island não fazia parte da programação oficial da London Fashion Week. Ao contrário da linha Holmes & Yang, de Katie Holmes, e da aclamada coleção desenhada por Victoria Beckham, que ocupam espaços respeitados na programação, as roupas de Rihanna já estavam em desvantagem antes mesmo do show começar.
Para completar, Rihanna, tecnicamente, não desenhou as roupas. A cantora trabalhou em parceria com o designer Adam Selman, através de e-mails e telefone e, em seguida, compareceu às provas de roupas, após as amostras terem sido feitas, de acordo com a revista “Vogue UK”. Essa falta de engajamento também criou uma certa antipatia dos críticos com as roupas apresentadas.
Resta, agora, saber se o público perdoará os deslizes de Rihanna e comprará as peças de sua coleção.
O desfile foi transmitido ao vivo na página do Facebook da River Island e ainda está disponível por lá.