RIO - Na reta final da temporada de premiações e a uma semana do Oscar, o Writers Guild Awards, do sindicato dos roteiristas do cinema americano, realizado neste domingo, deu a “Argo” mais um prêmio. O filme dirigido por Ben Affleck venceu na categoria melhor roteiro adaptado.
A campanha de "Argo" inclui vitórias no Globo de Ouro, no SAG Awards (premiação dos atores), no PGA Awards (premiação dos produtores), no DGA Awards (premiação dos diretores) e no Bafta (o Oscar inglês). Resta saber se a Academia de Cinema Americana irá contra a maré neste domingo.
Em seu discurso no WGA, Chris Terrio, roteirista de "Argo", falou da época em que nasceu a ideia do filme, em 2008:
"Eu não conseguia pagar meu aluguel, estava vivendo em Nova York. Não tinha nada, mas tinha alguns embriões de scripts e meu cartão de roteirista", lembra Terrio, que depois se dirigiu a Ben Affleck. "Você é um homem generoso, brilhante e muito bom".
O WGA também premiou "A hora mais escura", de Kathryn Bigelow, na categoria roteiro original. E "Procurando Sugar Man" venceu como melhor documentário.
Os programas para TV também foram premiados no WGA. Os ganhadores foram "Breaking bad", na categoria drama, "Louie", na categoria comédia, "Girls", na categoria nova série.
Entre as séries para TV em formato longo saíram vitoriosas "Hatfields & McCoys" (roteiro original) e "Game change" (roteiro adaptado).