NOVA YORK - Sentada em uma das mesas do Crosby Hotel, no Soho, em Nova York, Zosia Mamet em nada lembra Shoshanna, sua personagem em “Girls”, cuja segunda temporada está no ar na HBO. Os longos cabelos louros e ondulados — clareados por conta de uma peça teatral — contrastam com a calça preta larga e o casacão comprido de lã, num visual boêmio que mais lembra o de outra mocinha da série, Jessa (Jemima Kirke). Ela usa pulseiras nos dois braços, e os dedos de ambas as mãos são adornados por anéis. Muitos. E, diferente de Shoshanna, Zosia, de 25 anos, fala pausadamente. Daquele tipo que elabora as respostas antes de devolvê-las aos jornalistas.
— Eu não consigo falar rápido assim (risos) — avisa a atriz, contando que o ritmo acelerado de Shoshanna veio de forma natural. — Queria ter uma resposta melhor, mas logo no primeiro teste que fiz minha voz saiu naquela velocidade... E pronto, ela estava criada. Vou confessar, fico exausta depois das gravações.
O jeito doce e ingênuo da universitária, fã de “Sex and the city” e virgem até o fim da primeira temporada, não passou despercebido pelos fãs da série, que criaram sites em homenagem às bobagens ditas por Shoshanna.
— Ela é muito querida. E, mesmo tão insegura, se joga. Não costumo me envolver assim com os meus personagens, mas penso nela como um ser humano real — desmancha-se Zosia.
Filha de David Mamet, diretor, autor de teatro e roteirista de clássicos como “Os intocáveis”, ela conta que, desde criança, queria ser atriz. A carreira, iniciou aos 17 anos. E após atuar em séries como “Parenthood”, “United States of Tara” e em duas temporadas de “Mad men” — “Posso voltar a qualquer momento”, avisa —, ganhou notoriedade em “Girls”, série premiada com o Globo de Ouro de melhor comédia.
— A gente nunca imaginou esse sucesso. As pessoas me param na rua e até me falam de suas vidas. É curiosa essa identificação— afirma, revelando que, no entanto, não lê críticas e fica longe das redes sociais. — Meu pai diz que as boas críticas nunca serão boas o suficiente, e que as ruins sempre vão machucar.
Outro bom conselho que recebeu do pai?
— Estar sempre no horário e com as falas decoradas — ensina.