RIO - De acordo com uma pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters e pela companhia Ipsos, Daniel Day-Lewis é o favorito do público para ganhar o Oscar deste ano como melhor ator. Foram entrevistados 909 americanos, dos quais 21% elegeram Day-Lewis e 26% consideraram que ele é o mais provável a ganhar. Em segundo lugar no levantamento, está Hugh Jackman, como Jean Valjean em “Os miseráveis”, filme que recebeu 8 indicações da academia em 2013. Contudo, quanto ao prêmio de melhor ator coadjuvante, as opiniões ficaram divididas.
Day-Lewis está concorrendo à estatueta por sua atuação como o ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln. O filme dirigido por Steven Spielberg, “Lincoln”, foi indicado a 12 Oscars. A história se passa na época da Guerra Civil Americana. Caso conquiste o prêmio, ele entrará para a história de Hollywood como o único homem a ganhar três Oscars na mesma categoria. Até então, o recorde masculino de estatuetas pertence a Jack Nicholson, que tem dois Oscars como melhor ator e um como melhor ator coadjuvante.
O ator de “Lincoln”, que está com 55 anos, levou para casa seu primeiro Oscar em 1990, com o drama sobre o escritor e pintor Christy Brown, “Meu pé esquerdo”. Em 1994, foi indicado para melhor ator novamente pela academia americana por outro drama verídico, “Em nome do pai”, sobre jovens acusados de envolvimento com o IRA (Exército Republicado Irlandês), mas não ganhou o prêmio. Somente nove anos mais tarde, em 2003, foi nomeado outra vez e também não faturou a estatueta, com “Gangues de Nova York”, de Martin Scorsese. Já em 2008, Day-Lewis conquistou seu segundo e último Oscar até o momento, com o longa “Sangue negro”, de Paul Thomas Anderson.
Daniel Day-Lewis, que é muito cauteloso na escolha de seus papéis, não está dando a vitória como certa. Spielberg chegou a fazer três tentativas para convencê-lo a aceitar protagonizar “Lincoln”.
— Os membros da Academia adoram surpresas, por isso, a pior coisa que pode acontecer é criar uma expectativa — disse o ator britânico a jornalistas, após ganhar o prêmio do sindicato dos atores, em Los Angeles, na semana passada.
A 85º cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood está marcada para o dia 24 de fevereiro. A escolha dos vencedores do Oscar é feita pelos seus seis mil membros. Os cinco indicados a melhor ator coadjuvante são Alan Arkin, em “Argo”; Christoph Waltz, em “Django Livre”; Robert De Niro, em “O lado bom da vida”; Philip Seymour Hoffman, em “O mestre”; e Tommy Lee Jones, em “Lincoln”. Daniel Day-Lewis e Hugh Jackman disputam a estatueta de melhor ator com Bradley Cooper, de “O lado bom da vida”; Denzel Washington, de “O voo”; e Joaquin Phoenix, de “O mestre”. Day-Lewis também é o favorito para a premiação da Academia Britânica de Cinema e Televisão, Bafta 2013, que acontecerá neste domingo, no dia 10 de fevereiro.