PARK CITY — O drama “Fruitvale”, de Ryan Coogler, e o documentário “Blood brother”, de Steve Hoover ganharam prêmios no Festival de Sundance. Os dois filmes norte-americanos abocanharam tanto o prêmio do público quanto o do grande júri.
“Fruitvale” se baseia na história real de Oscar Grant, que tinha 22 anos quando foi assassinado a tiros pela polícia em Oakland, Califórnia, na noite de Ano Novo, em 2008. O cineasta Ryan Coogler, de 26 anos, escreveu e dirigiu o filme.
“Este projeto era sobre a humanidade, sobre os seres humanos e sobre como tratamos uns aos outros, as pessoas que amamos e as pessoas que não conhecemos direito”, disse o Ryan ao aceitar o principal prêmio da noite. “Isso significa que o filme teve um impacto profundo no público que a viu.”
Já “Blood brother”, eleito melhor documentário norte-americano, trata de um jovem dos EUA, Rocky Braat, que se mudou para a África para trabalhar com crianças órfãs infectadas com HIV. “Significa muito para as crianças”, disse o diretor Steve Hoover ao aceitar o prêmio.
O filme “A river changes course”, do Camboja, ganhou um prêmio do grande júri como melhor documentário internacional enquanto o sulcoreano “Jiseul” foi escolhido como melhor drama internacional.
A 35ª edição do Festival de Sundance, que começou no dia 17 em Park City, Utah, acaba neste domingo. Veja a lista de premiados.