RIO - A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, instituição localizada em Brasília e que integra a estrutura da Fundação Biblioteca Nacional recebendo cerca de mil pessoas por dia, foi interditada na noite desta terça-feira pela Defesa Civil do Distrito Federal. Entre as razões expostas no laudo de interdição, estão o risco de colapso da entrada para os usuários, infiltrações, problemas na instalação elétrica e a possibilidade de contaminação da água por ferrugem.
O laudo condiciona a reabertura a "escoramento imediato e projeto de recuperação de marquise", além de "análise sanitária da água consumida pelos usuários". Por e-mail, a direção da Fundação Biblioteca Nacional informa que já estão em andamento processos de recuperação da Biblioteca Demonstrativa: obras de instalações elétricas, obras de substituição do reservatório de água, serviços de elaboração de projeto básico para obras, serviços de elaboração de laudo técnico de ar condicionado para o prédio e material permanente. A direção informa também que ainda não foi notificada sobre a interdição.
Segundo o site da Biblioteca Nacional, a Biblioteca Demonstrativa funciona de 7h30m a 23h, de segunda à sexta-feira, e de 8h a 14h, no sábado. Seu acervo é composto por mais 120 mil obras. Nos últimos anos, a sede da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio, também vem sofrendo com problemas em sua estrutura. No fim de 2012, por exemplo, pedaços de reboco da fachada do prédio caíram nos jardins e na varanda. Meses antes, mais de 2 mil obras do setor de periódicos da sede foram molhadas depois de uma infiltração no setor de ar condicionado. Nesta terça, a sede da Biblioteca Nacional está em obras para melhorias de sua estrutura.